Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Rota dos Vinhos da Mantiqueira em SP
Destino ideal para apaixonados por vinícolas

Por Emanuelle Araújo - Os amantes de um bom vinho estão descobrindo um novo destino brasileiro para o enoturismo: é a Rota dos Vinhos da Mantiqueira, localizada entre as cidades de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, com fácil acesso partido tanto da capital São Paulo quanto de quem vem pelo Rio de Janeiro.
Além de vinícolas, a rota indica locais especiais, turísticos, culturais e gastronômicos. Todos os espaços possuem paisagens inesquecíveis em meio às montanhas da região. A proposta é proporcionar experiências sensoriais, principalmente voltadas ao cultivo de uvas viníferas.
O sucesso da produção de vinhos na região é resultado do método da dupla poda, que também é chamado de poda invertida, quando é invertido o ciclo natural da videira, possibilitando a colheita das uvas no inverno (ao contrário da colheita tradicional, que é realizada no verão, no hemisfério sul).
Ainda não consegui conhecer todas, mas vou contar um pouco da minha experiência na Raízes do Baú e na Villa Santa Maria. As vinícolas ficam em área de proteção ambiental e alguns trechos são feitos em estrada de “chão batido”. Então, a primeira dica é, se possível, ir em carro alto e com tração nas rodas para facilitar o acesso. A segunda dica é fazer o agendamento da visita, com antecedência, para tirar todas as dúvidas de como ir, mapas, horários e outros detalhes.
Localizada dentro da Fazenda Portal da Luz, a Vinícola Raízes do Baú tem esse nome porque possui vista privilegiada para a famosa Pedra do Baú, que é um local turístico na região. O espaço produz vinhos de colheita de inverno e de verão, com mais de 10 mil pés de nove espécies de uva. O passeio pela vinícola é inesquecível, com muita troca de informação e uma conversa boa sobre os detalhes dos vinhos que são produzidos.
Os proprietários pretendem aumentar, em breve, para 12 mil pés e um dos seus diferenciais é que eles plantam flores, frutas e ervas (como lavanda, cúrcuma, caqui e morango silvestre) ao lado dos parreirais, o que permite um terroir único. Eles não armazenam a produção em barrica, porque querem produzir um vinho bem jovem para manter ao máximo suas características. Ao final da visita, retornando para a área do empório, degustamos alguns vinhos, com queijos e geleias artesanais. E o melhor de tudo: a degustação é feita em uma mesa com vista privilegiada para Pedra do Baú. O local também produz uma cerveja artesanal feita com castanhas portuguesas, que vale a pena conhecer durante a experiência imersiva. Da produção deles, trouxe para casa o vinho Trinca, que une as uvas cabernet sauvignon, malbec e syrah, além do rosé Monolithus.
Logo depois fui conhecer a vinícola Villa Santa Maria, situada a apenas 15 minutos, em trajeto feito de carro, com uma belíssima área gastronômica, bruschetteria e restaurante. Além disso, possui um espaço onde é explicado os diferenciais dos seus vinhos, uma cave e empório. O local é bastante badalado. Então, a dica é fazer a reserva com antecedência.
Lá, junto com minhas amigas, conhecemos o famoso piquenique realizado ao lado do parreiral com uma vista especial da propriedade. Além disso, provamos as suas deliciosas bruschettas, acompanhadas do espumante Brandina. Foi uma experiência imersiva que ficará guardada na memória para sempre.
Em breve, retornarei para conhecer outras vinícolas da Rota dos Vinhos da Mantiqueira e também vou inserir no roteiro uma atração extra, que faz o maior sucesso: a Oliq (@oliq_azeites) que produz azeite e ainda tem passeio guiado por sua plantação, piquenique, degustação e restaurante. Contarei tudo para vocês aqui na coluna Turismo do Dia. Aguardem!

Veja mais
Autor: Dia a Dia Notícia
Data: 16/02/2022