A Praia da Saudade, em Itanhaém, litoral sul de São Paulo, ganhou esse nome por ser conhecida como um lugar sossegado e de paisagem idílica. E quem tiver a oportunidade de conhecê-la provavelmente irá carregar o sentimento da saudade na bagagem quando for embora.
Separamos para você informações sobre como chegar nesse pedacinho de paraíso e dicas para aproveitar melhor o passeio. Embarque nessa aventura com a gente.
Onde fica e como faço para chegar na Praia da Saudade?
A Praia da Saudade é uma pequena faixa de areia que fica localizada entre os pés do Morro do Sapucaitava e o leito do Rio Itanhaém, onde este encontra o mar. Protegida pelo costão do morro e a Pedra do Carioca, o local é quase deserto e tranquilidade é o que mais se encontra por lá.
O acesso à Praia da Saudade é feito por meio de trilha. Mas não se desespere, pois ela não é muito longa. A entrada para esta trilha fica na Rua Sebastião das Dores.
As praias mais próximas a Praia da Saudade são as também famosas Praia dos Pescadores e Praia dos Sonhos. Já para chegar a Itanhaém localizada entre Mongaguá e Peruíbe, é super simples.
Para quem parte da Capital Paulista, a distância entre os dois municípios é de 110 km. Saindo do Sistema Anchieta-Imigrantes é só acessar a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55). Se as condições de trânsito estiverem normais, o trajeto leva por volta de 1 hora e meia.
A Rodovia Padre Manoel da Nóbrega também é o caminho para quem vem de cidades como Santos, Praia Grande e Mongaguá.
Uma opção para quem quer circular dentro da cidade de Itanhaém, de uma praia para a outra, é o transporte público municipal. No site da prefeitura é possível obter informações sobre o itinerário das linhas urbanas.
Como é a Praia da Saudade?
Mesmo bem próxima à área central de Itanhaém, a Praia da Saudade é quase deserta. Ou seja, lá você não vai encontrar a mesma estrutura que outras praias mais acessíveis oferecem aos turistas. É daqueles lugarzinhos especiais para quem busca momentos de paz curtindo lindas paisagens.
Para quem for entrar na água, vale o aviso: apesar de não ter ondas, por se tratar de um rio, é preciso ter cuidado com variações na correnteza. E, também por ser o encontro do rio com o mar, mudanças na maré podem rapidamente deixar lugares que até então pareciam rasos em mais fundos. Tenha cuidado.
A Praia da Saudade também é um excelente local para a pesca, tanto a artesanal quanto a amadora.
Com certeza um dos maiores atrativos desta praia é a vista. Dela é possível avistar a Ilha das Cabras, que fica na vizinha Praia dos Pescadores e o encontro do Praião, uma das praias mais visitadas de Itanhaém, com o Rio Itanhaém, que formam a região conhecida como Boca da Barra.
Quem costuma visitar a Praia da Saudade também são os bandos de gaivotas, que gostam de tomar banho de sol nas manhãs e tardes, oferecendo ao visitante outra bela visão, tão característica dos litorais.
Já para quem curte aventura, uma dica é acessar a Praia dos Pescadores caminhando pelo costão do morro.
Curiosidade
Sabia que o Rio Itanhaém, que banha a Praia da Saudade, tem a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo? É isso mesmo. São mais de 2 mil km de extensão em que é possível encontrar diversas espécies de vida marinha.
A ponte que cruza o rio até que é próxima à Praia da Saudade. Ela leva o nome de Sertório Domiciano da Silva, homenagem ao pescador que fazia a travessia da população antes da construção da ponte. É um dos cartões-postais de Itanhaém.
Data: 16/11/2021