Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Destinos famosos de Itu
A cidade do interior paulista já recebeu famosos como Ana Hickmann, Neymar e Carlos Alberto de Nóbrega.

A cidade de Itu, localizada no estado de São Paulo, a 100 km de distância da capital, tem uma história rica e fascinante. A economia local foi se desenvolvendo com as monções e expedições fluviais, e depois com o estabelecimento de famílias e o surgimento das fazendas que exploravam o cultivo da cana-de-açúcar. A partir de 1777, Itu cresceu em função da exportação de açúcar para a Europa.

Em 1842, a região foi elevada à cidade e, a partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica da região.

Além de sua história, hoje Itu é conhecida pelos muitos títulos que ganhou ao longo dos anos, como “Boca do Sertão”, “A Fidelíssima”, “Roma Brasileira”, “Berço da República”, “Cidade Cinema” e “Cidade dos Exageros”, tornando-a famosa por todo o país. A cidade do interior paulista já recebeu famosos como Ana Hickmann, Neymar e Carlos Alberto de Nóbrega. 

“A cidade de Itu foi fundada em 1610 em um período colonial marcado pela exploração e descobertas dos Bandeirantes,  que fixaram moradias ao longo do curso do rio Tietê, criando grandes fazendas que supriram o ciclo do açúcar e cafeeiro ao longo dos séculos”, contextualiza Débora Candiani, guia de turismo.

Atrações

Entre as atrações turísticas da cidade estão opções como:

    •    Praça dos Exageros;

    •    Parque do Varvito;

    •    Centro Histórico de Itu;

    •    Museu do Quartel;

    •    Fazenda do Chocolate;

    •    Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária;

    •    Museu Republicano;

    •    Museu da Energia de Itu;

    •    Praça da Matriz

“A Praça dos Exageros conta com objetos em tamanho gigante e atende a todas as idades, mexe com o lúdico de cada pessoa e principalmente das crianças. A praça foi criada em homenagem ao comediante Simplício”, conta a guia de turismo Camila Melo. 

Itu é conhecida como a “Cidade dos Exageros”, graças ao humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, que interpretava o caipira Simplício no programa “A Praça é Nossa”, do SBT. Na atração televisiva, o ator contava histórias sobre sua terra natal, sempre de forma exagerada.

Essa brincadeira ganhou fama nacional e intensificou o fluxo de turistas interessados em conhecer os objetos gigantes da cidade, como, por exemplo, o orelhão e o semáforo, que se tornaram ícones emblemáticos de Itu.

Já o Parque do Varvito é um local que remonta à era glacial, de aproximadamente 280 milhões de anos atrás, destacando a importância dessa rocha para a região. No centro de Itu, a Igreja Nossa Senhora da Candelária, o maior exemplo do Barroco Paulista; o coreto na praça; as lojas de souvenirs; e o conjunto arquitetônico do século 19 são outros pontos turísticos imperdíveis. 

O Museu do Quartel abriga um acervo histórico que conta a história do Exército da cidade e do Colégio São Luís. O acervo inclui uniformes militares do século 20, material de saúde usado nas Guerras Mundiais e homenagens aos homens que contribuíram para a construção da cidade e do Exército Brasileiro.

Já a Fazenda do Chocolate oferece uma visão do caminho percorrido pelos Bandeirantes. Localizada às margens do rio Tietê, os visitantes podem conhecer animais da fazenda e desfrutar de várias atividades, como passeios de trenzinho e quadriciclo, além de uma loja de chocolates, adega, restaurante e cafeteria. “É uma excelente opção de lazer para famílias e grupos de excursão”, afirma Camila. 

O Museu Republicano de Itu era originalmente a casa da família Almeida Prado. “Foi neste local que ocorreu, em 18 de abril de 1873, a reunião da Convenção que resultou na criação do Partido Republicano Paulista (PRP). A reunião contou com a participação de 133 ricos fazendeiros que desejavam substituir o governo imperial pela República. No entanto, a mudança só ocorreu 16 anos depois. Em 1923, durante o governo de Washington Luís, o sobrado foi adquirido e adaptado para marcar este fato histórico. Por isso, Itu ganhou o título de ‘Berço da República’”, explica Janete Vieira Beltrame, guia de turismo regional. 

“Itu ainda abriga os frondosos casarões bandeirantistas nas fazendas históricas. O turista pode conhecer alguns deles: Fazenda Concórdia, Chácara do Rosário, Fazenda da Serra — conhecida por Fazenda do Chocolate —, Fazenda Capoava, Fazenda Cana Verde e Fazenda Santo Antônio da Bela Vista. Algumas fazendas são abertas ao público, outras somente mediante agendamento prévio”, completa Débora. 

“O turista que vem a Itu não pode deixar de fazer o passeio do Trem Republicano. Este passeio, que dura em média 50 minutos, é uma volta ao passado, uma homenagem aos nossos antepassados e uma forma de entender como o Brasil cresceu e se desenvolveu a partir da chegada da ferrovia”, destaca a guia Janete. 

O que fazer de dia e à noite? 

Camila afirma que todas as atrações podem ser visitadas durante o dia, e de preferência sem chuva.  

“A vida badalada de uma cidade do interior, como Itu, é mais tranquila, mas temos ótimas opções de restaurantes como Bar do Alemão. Aos que preferem comida japonesa, temos o Hioki Sushi e o Hoka Hoka, outra opção também é o Plaza Shopping Itu. O centro também possui seus barzinhos, localizados na Praça da Independência [Praça do Carmo] e temos também opções de lanches gigantes na Praça Padre Miguel [Praça do Orelhão]”, afirma Camila. 

“À noite temos restaurantes que fazem a felicidade do turista, principalmente com o prato tradicional que é a Parmegiana”, completa Janete.

Preço médio e conselhos

“Itu não é uma cidade muito barata, no entanto, mesmo no Centro Histórico é possível encontrar lugares para almoçar bem e pagando pouco. Alguns restaurantes ao redor da Praça da Independência, por exemplo, oferecem self-service a baixo custo”, afirma Débora. 

Além disso, grande parte dos atrativos turísticos de Itu possuem entrada gratuita, e quando não, são com preços acessíveis. "Na Fazenda do Chocolate, por exemplo, paga apenas o que consumir”, expõe Camila. "Em restaurantes, temos pratos com preços a partir de R$ 40 chegando até a opções à la carte mais sofisticadas, que custam R$ 159.” 

“Venham preparados para aproveitar ao máximo essa experiência, porém, os atrativos não são tão próximos, e exigem o descolamento. Outra dica muito importante é pesquisar os horários de funcionamento deles, mas isso o guia de turismo pode orientar também”, aconselha Camila. 

Quando ir a Itu?

Itu acolhe turistas de todo o Brasil durante o ano inteiro, independentemente da estação, afirmam as guias. “Os visitantes são sempre bem-vindos, mas é importante lembrar que o interior paulista pode ser bastante quente, mesmo no inverno, que é frequentemente abafado. É recomendado que os turistas usem roupas leves, calçados confortáveis, protetor solar, óculos de sol e bonés, e sempre tenham uma garrafinha de água à mão.”

Janete complementa dizendo que a cidade tem pouca chuva, mas nos meses de março a agosto, a temperatura tende a diminuir. 

“Itu é uma cidade abençoada em termos climáticos. No entanto, não é recomendado visitá-la durante períodos chuvosos, pois o Parque do Varvito fecha por questões de segurança. Mas se a visita for no verão, os turistas podem aproveitar para experimentar o famoso Sorvetão de Itu”, conclui Débora.

LEIA+
Autor: Turismo IG
Data: 17/12/2023