Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Praia do Guaraú em Peruíbe: mar e trilhas em um só lugar
A Praia do Guaraú, em Peruíbe-SP, é uma parada obrigatória a todos os turistas

A Praia do Guaraú, em Peruíbe-SP, é uma parada obrigatória a todos os turistas que visitam a cidade, por ser agitada e ter boas ondas, sendo ideal para os surfistas. Ao mesmo tempo é versátil por reunir praia e campo em um só lugar.
Isso porque além de curtir o mar, há trilhas e passeios de barco. Quem não conhece a cidade, Peruíbe fica no Litoral Sul de São Paulo e pertence a Região Metropolitana da Baixada Santista, tendo como cidades vizinhas Itanhaém, Iguape, Itariri e Pedro de Toledo. Fica a 140 km da capital paulista e a 80 km de Santos.
Já a Praia do Guaraú fica a 8 km do Centro de Peruíbe, ao lado da Reserva Ecológica da Juréia-Itatins, entre a Serra do Mar e o Rio Guaraú, com cerca de 1,5 km de extensão. Tem uma boa estrutura turística, com restaurantes, pousadas, campings e marinas.
Também é possível conhecer a praia através do passeio de barco pela Ilha do Guaraú, considerada por muitos que a visitam, o Caribe da Baixada Santista.
Assim como a praia, a ilha e o rio, o bairro também se chama Guaraú, que significa rio do guará, ave típica do litoral atlântico da América do Sul, que se reproduz principalmente em regiões de mangue.
Quer conhecer mais sobre essa praia incrível? Veja mais detalhes abaixo:
Informações gerais e como chegar:
A Praia do Guaraú pode ser acessada facilmente, tanto de carro quanto pela linha de ônibus que saem da Rodoviária de Peruíbe. São 7 km de Serra, com a oportunidade de apreciar a vista de tirar o fôlego.
Assim como maior parte do Litoral Sul, a areia da praia é fina e clara, com águas cristalinas. O local chama a atenção por suas belezas naturais e pelo encontro do rio com o mar, tendo diferentes ecossistemas, como restingas, manguezais, praias e costões rochosos.
Essa diversidade permite que o turista faça passeios ecológicos, pesque, surfe e pratique esportes náuticos. Além disso, atrai pesquisadores interessados em conhecer e estudar a região.
O que fazer?
Considerada uma das praias mais procuradas de Peruíbe, a Praia do Guaraú é perfeita por atender a vários públicos.
Localizada depois da decida da Reserva Ecológica da Juréia-Itatins, a praia oferece duas opções: a entrada direto pelas marinas, ou, pela Trilha do Balça, caminho alternativo que passa por uma pequena trilha que leva a uma ponte de madeira, suspensa sobre um dos braços do Rio Guaraú, que se encontra com o mar um pouco depois.
No caminho, além da paisagem, ainda será possível observar várias aves que vivem por lá, devido a área de mangue no local.
Ao chegar à praia, é possível aproveitá-la sendo uma das principais atrações de turistas e principalmente de surfistas pelas boas ondas. Mas, existe a opção de seguir em direção ao rio, onde se pratica outros esportes náuticos, como caiaque e stand-up paddle (SUP). O local também é indicado para pesca e passeio de barco. Além das praias, há também trilhas e cachoeiras.
Os visitantes podem ficar tranquilos quanto a estrutura turística, pois nas proximidades há restaurantes, marinas, pousadas, hotéis, hostels e campings, atraindo quem busca ter contato com a natureza e também quem prefira conforto, sempre com diferentes faixas de preço.
Ilha do Guaraú
Considerada por muitos turistas o Caribe da Baixada Santista, a Ilha do Guaraú encanta qualquer um.
Fica a 3 km da costa de Peruíbe, com a Mata Atlântica nativa e preservada, sendo ideal para mergulho profissional e amador, por conta das águas cristalinas que destacam a vida marinha local. Dá para ver tartarugas, peixes, entre outros.
Para acessá-la, é necessário pegar um barco na praia do Guaraú, com viagem que leva cerca de 30 minutos. Normalmente as embarcações param próximo a praia e as pessoas descem na companhia do monitor e do guarda vidas.
O percurso e os preços podem variar conforme a empresa contratada, mas vale apena o percurso para conhecer as águas deste paraíso. Quando a maré está baixa, é formada uma piscina natural com média de um metro de profundidade.
Por ser uma área isolada, não existem restaurantes e nem quiosques na praia. Leve um lanche e bebidas para passar o dia na Ilha. Detalhe fundamental: ajude a preservar a natureza. Leve uma sacolinha e deixe para jogar o lixo em um local correto.
Há também empresas que vendem além do trajeto à Ilha do Guaraú, pacotes que passam pela Praia do Arpoador. A dica é tentar entrar em contato alguns dias antes. Se decidir ir de última hora, uma alternativa é ir direto para a Praia de Guaraú, e tentar fechar um passeio na hora nas tendas que ofertam o passeio.
Rio Guaraú e trilhas
O rio Guaraú tem aproximadamente 38 km de extensão, com manguezais cheios de caranguejos. No Guaraú também há trilhas que levam a praias desertas e pouco conhecidas, como o Guarauzinho, que fica após o rio e faz parte do Parque Estadual do Itinguçú. Tem 700 metros de extensão e por ser uma área de proteção, a visita exige monitor ambiental.

Veja mais
Autor: COSTA NORTE
Data: 18/11/2021