Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Boto-cinza se torna patrimônio natural de Cananéia (SP)
Considerado um dos menores golfinhos que habitam a região costeira, o animal também ganhou uma data comemorativa

Foi com a aprovação do Projeto de Lei no 2.380/2021, pela câmara de vereadores de Cananéia, litoral Sul de São Paulo, que o boto-cinza, espécie que corre risco de extinção, foi elevado a patrimônio natural e símbolo do município. Com o título, os idealizadores do Projeto Boto-Cinza esperam ver a importância deste pequeno animal reforçada - o que pode ajudar na sua conservação.
Conhecido como um dos menores golfinhos que habitam a região costeira, o boto-cinza é da espécie Sotalia Guianensis e habita regiões ao longo da América do Sul e Central. Em função do hábito costeiro, ele sofre com ameaças constantes, causadas pela interação com as atividades humanas, como a captura incidental em redes de pesca ou a colisão com embarcações.
"Essa nova lei representa um grande passo na conservação do boto-cinza e reforça a importância socioeconômica da espécie na região", declarou Caio Louzada, coordenador do Projeto Boto-Cinza no Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC).
Hoje, o boto-cinza está classificado com o status de conservação “vulnerável” na Lista da Fauna Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção, o que, segundo os idealizadores do projeto, deixa evidente a necessidade de ampliar os conhecimentos sobre a espécie e fortalecer programas de pesquisa e conservação no país.
Além do título de patrimônio natural, com a aprovação do projeto de lei foi instituído o dia 24 de outubro como o Dia do Boto-Cinza. A ideia é que a data reforce a importância da espécie e estimule a realização de ações educativas, além de contribuir com o turismo sustentável.
O Projeto Boto-Cinza é uma iniciativa do IPeC, que atua desde a década de 80 na preservação da biodiversidade e proteção dos oceanos, com foco na pesquisa e conservação desta espécie. O projeto também recebe o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

Veja mais
Autor: GALILEU
Data: 18/12/2021