Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

7 atividades em Avaré, a terra do verde, da água e do sol
O município está localizado no interior do estado de São Paulo, a 263 km da capital.

Avaré, uma cidade do interior paulista, é considerada uma estância turística e foi fundada em meados do século XIX. O nome vem de uma variação de “Abiré” que significa “solitário” na língua indígena dos Caiuás. É muito conhecida pela represa Jurumirim, uma das maiores represas do país. A seguir, confira mais informações sobre essa cidade.
O município está localizado no interior do estado de São Paulo, a 263 km da capital. Faz divisa com algumas cidades como Botucatu, Iaras, Itatinga, Paranapanema e Cerqueira César. Para chegar, você pode ir pela Rodovia Castelo Branco ou pela Raposo Tavares e por fim pegar a João Mellão.
O que fazer em Avaré
Avaré é conhecida como a terra do verde, da água e do sol. Não faltarão atividades para você fazer e lugares para conhecer. Confira os melhores passeios que você não pode deixar fazer no local:

1. Aproveitar a Represa Jurumirim
Com certeza a Represa de Avaré é a atração turística mais procurada da região. Com 100 km de extensão, você pode nadar e aproveitar as águas limpas da represa em meio a mata nativa e quiosques.

2. Visitar o Horto Florestal
O Horto Florestal é o lugar ideal para ver o sol nascer, fazer uma caminhada ou corrida matinal e relaxar. Tem um belo lago e alguns animais livres circulando, como tucanos, gansos e capivaras. Você pode fazer trilhas e depois aproveitar as mesas no local para tomar um lanche.

3. Conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Nada como conhecer as primeiras construções de uma cidade para saber mais da sua história, não é mesmo? Essa igreja é uma importante construção do século XIX e foi a partir dela que toda a cidade se desenvolveu ao redor. Ela foi construída como pagamento de uma promessa que o Major Vitoriano de Souza Rocha fez para Nossa Senhora das Dores.

4. Curtir a Cachoeira dos Rochas
A Cachoeira dos Rochas é um ótimo lugar para aproveitar uma tarde de sol. Você pode ir de bike, mas também é possível ir de carro ou andando. Fica em uma propriedade privada e dois cães acompanham os turistas até a cachoeira.

5. Passear na Praça da Paz
Na Praça da Paz encontra-se um mini Cristo Redentor e de lá é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade. Esse é um bom local para tirar lindas fotos para compartilhar nas suas redes sociais.

6. Praticar esportes radicais
A Represa de Avaré conta com a possibilidade de praticar muitos esportes radicais. Caso você nunca tenha praticado pode realizar aulas e aproveitar!

7. Participar da EMAPA
A Exposição Municipal Agropecuária de Avaré acontece em dezembro e reúne pecuaristas do Brasil. É um evento muito importante porque atualmente 70% da área de Avaré é dedicada à pecuária. Além disso, o evento conta com diversos shows e atrações.

Avaré é uma região de muita natureza e é perfeita para você relaxar, curtindo as suas águas e passeios. Organize seu roteiro e aproveite!

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem
A cidade não conta apenas com áreas verdes e águas refrescantes, Avaré também é arte, cultura e história. Veja como você pode aproveitar ainda mais sua viagem:
Experimente o Pingo de Leite: considerado um dos melhores doces de leite da região, o Pingo de Leite é o doce mais conhecido e desejado pelos turistas. É macio por dentro e com uma casquinha por fora;
Conheça a Fampop: a Feira Avareense de Música Popular existe desde 1983 e mostra a importância da arte na cidade. Essa feira ajudou a revelar diversos artistas conhecidos, como Lenine, Chico César e Zeca Baleiro;
Visitar a Feira da Lua: acontece todas as sextas na Praça da Concha Acústica. E nessa Concha são realizados diversos shows com artistas locais;
Dance com o Viva o Largo São João: aproveite para conhecer e dançar com o baile de forró que acontece aos finais de semana em frente ao coreto do Largo São João;
Conheça o Centro Cultural Esther Pires Novaes: é um espaço que conta com uma bela infraestrutura que comporta biblioteca, salas e espaço para realização de eventos. Conta com diversos espetáculos teatrais e musicais, além de exposições.
Você vai se encantar com as diversas belezas e atividades da cidade! Agora que você já conhece um pouco sobre Avaré, que tal encontrar um local para se acomodar? Confira a seguir.

Veja mais
Autor: VIAJALI
Data: 19/12/2021