Pesquisa recente aponta a recuperação dos 53 setores que integram a cadeia do turismo brasileiro. Após um tombo de 36,7% em 2020, o volume de serviços nas atividades turísticas terminou 2021 com crescimento de 21,1%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
São dados que demonstram estarmos no caminho certo, mas é preciso estarmos vigilantes, pois a pandemia ainda não acabou e existe um caminho a ser percorrido para recuperar empregos e movimentar a economia dos municípios turísticos a patamares “pré-pandemia”.
O enfrentamento dessa crise sanitária e econômica traz muitos ensinamentos à administração pública. Entre os mais importantes estão o diálogo propositivo e o trabalho em conjunto, envolvendo Prefeituras, Governo Estadual e o Legislativo, para juntos superarmos essa crise global, que tanto afeta a nossa principal vocação: o Turismo.
É o que está sendo feito no Estado de São Paulo, que se tornou uma referência nacional na retomada segura e responsável das atividades turísticas.
Graças à união de esforços e ações combinadas das diferentes esferas da administração pública, somos líderes em vacinação; celebramos investimentos estaduais recordes de mais de R$ 500 milhões em infraestrutura turística nos municípios do interior e litoral; implantamos programas estruturantes; voltamos a realizar capacitações e eventos.
Diálogo propositivo e trabalho em conjunto serão as premissas que vão nortear a Gestão 2022 da nova diretoria da APRECESP, eleita por aclamação em janeiro, ocasião em que tive a honra de ser reconduzido pelos meus pares à presidência da entidade. Entre as nossas prioridades, destaco dois desafios:
1. Assinatura de 100% dos convênios DADETUR - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão da Secretaria estadual de Turismo e Viagens.
2. Aprovar e regulamentar o FUMTUR- Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos na Assembleia Legislativa.
Para tanto, é fundamental a união de prefeitas e prefeitos, a liderança do Governador João Doria, o trabalho incansável do Vice-governador Rodrigo Garcia, dos secretários estaduais Cauê Macris (Casa Civil), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Vinícius Lummertz (Turismo e Viagens), e dos nossos deputados estaduais, como o deputado Edmir Chedid.
Juntos, Prefeituras, Governo Estadual e Legislativo, faremos o Estado de São Paulo ser pioneiro no fortalecimento do turismo como locomotiva para a geração de empregos e renda nos municípios. São Paulo pra Todos!
Marquinho Oliveira – prefeito de Morungaba e presidente da APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo
Veja maisData: 20/02/2022