Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Circuito das Águas Paulista realiza Encontro de Conselhos Municipais de Turismo

Dia 27 de Abril, Quinta Feira, às 18h00 estará acontecendo no Município de Lindoia, o 1º Encontro de Comtur do Circuito das Águas Paulista.

Uma realização do Consórcio de Turismo do Circuito das Águas Paulista e todas as suas cidades integrantes, Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro através de suas Secretarias/Diretorias de Turismo com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Este Encontro acontecerá no Centro Educacional, rua Cel. Estevam Franco, 262, e tem como objetivo apresentar alguns exemplos de Comtur que deram certo e hoje são referencia em todo Estado, além é claro, a oportunidade da troca de experiências e contatos entre os participantes.

Segundo o Presidente do Consórcio de Turismo do Circuito das Águas Paulista e Pref. de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo, este evento vem de encontro com a Lei Complementar nº 1.261/2015 que pede a participação dos Conselhos junto a Administração Pública e, com alguns Conselhos ainda em formação, nada melhor do que bons exemplos, palestrantes de alto nível e um espaço para perguntas e debates.

Aproveitando, peço a todos os Conselhos Municipais de Turismo que venham participar deste evento com seus Conselheiros, Titulares e Suplentes, e deixo aqui o convite a toda a População para que prestigiem e venham conhecer um pouco mais destes Conselhos Municipais de Turismo e sua importância para o Município.

Segue Programação:

18h00 – Recepção

18h30 – Abertura Oficial

18h45 – Lei nº 1.261 Municípios de Interesse Turístico/Lei Revisional para as Estâncias e a Importância do Comtur conforme a Lei –

                        Romildo Campello – Analista de Sistemas, na vida Pública, entre outras atividades, atuou no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, foi Secretário do Verde e Meio Ambiente e Ouvidor Geral de Mogi das Cruzes, presidiu a ANAMMA SP, Secretário Adjunto do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, chefiou o Gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, foi Secretário Adjunto da Pasta e hoje responde pela Secretaria Adjunta da Cultura do Estado.

19h15 – Apresentação Comtur de Brotas –

Orlando ( Du ) Barreto - Advogado formado pela Fundação Raul Bauab, empresário atacadista de ramo alimentício, produtor rural e prefeito eleito por 4 mandatos no  município  de Brotas. Na sua primeira gestão 1993-1996, coordenou a implantação do 1º Projeto Eco turístico e criou o COMTUR de Brotas em 1994. Na segunda, tornou Brotas o primeiro município brasileiro a implantar legislação turística municipal, com as 13 Leis do Turismo Sustentável promulgadas no ano de 2003. E durante sua quarta gestão, em 2014, obteve a classificação de Estância Turística.

Considerado referência paulista na gestão pública do turismo, Du Barreto foi indicado pela APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) e nomeado pelo governador Geraldo Alckmin, em 2015, como conselheiro do COC (Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos - FUMTUR), cuja função é fazer o planejamento, supervisão e controle (aprovação ou não dos pleitos) dos recursos das Estâncias Turísticas através do DADETUR (Departamento de Apoio e Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria Estadual de Turismo, chegando à presidência do Conselho em 2016.

Luciana Pires de Jesus - Técnica em turismo formada pelo Senac-Campinas, Consultora 8p´s de Marketing Digital e Tecnóloga em Marketing  formada pela Universidade Paulista, atua no turismo desde 1996, como guia de turismo especializada em ecoturismo e turismo de aventura e desde 2010 na gestão pública de turismo. De 2013 a 2016, atuou como Secretária de Turismo de Brotas, fortaleceu o papel do COMTUR na gestão compartilhada, produzindo, com apoio do Senac, o Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo (2015). Junto ao Prefeito Du Barreto, aliados políticos e COMTUR participou ativamente da conquista da Classificação como Estância Turística em julho de 2014. Em 2015/2016 implementou a Lei do Voucher gerando fundos para o FUMTUR além de aumentar a arrecadação municipal com o turismo (ISS Turístico) em cerca de 60%. Deixou o cargo em Brotas cumprindo todos os critérios para permanecer como Estância (Lei Complementar Estadual nº 1261/15)

Márcia Pontes - Turismóloga formada pela UNICEP (Centro Universitário Central Paulista). Atuou como Chefe de Gabinete por duas gestões na Prefeitura da Estância Turística de Brotas (2001 a 2008) quando Brotas lançou as 13 leis do Turismo Sustentável (2003), além de assessorar o Prefeito Du Barreto na luta pela classificação de Brotas como Estância desde então. Participou de vários cursos de formação para realização de cerimoniais, redação oficial, assessoria de comunicação chegando a recepcionar o Governador Geraldo Alckmin e a primeira Dama, Lu Alckmin, por diversas ocasiões. Em 2016, foi Diretora Presidente do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Brotas (SAAEB).

20h00 – Apresentação Comtur de Socorro –

José Fernandes Franco - Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP de Piracicaba/SP em 1976, Trabalhou 16 anos em Multinacional, Secretário de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Socorro (1992 e 1993,  25 anos trabalhando com Turismo Rural, Ecoturismo, Negócios e Eventos, Aventura e Social. Em 1994 liderou a criação do Grupo Pró-Turismo de Socorro, sendo seu coordenador até 24/03/97. De 1997/2002 e  2012/2013 foi presidente do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de Socorro e por três vezes vice  presidente. Proprietário da Rede dos Sonhos - Hotéis Fazenda: Campo dos Sonhos; Parque dos Sonhos e Terra dos Sonhos.  De 2002/2005 - Vice presidente da ACE - Assoc. Comercial e Empresarial de Socorro/SP, Sócio Fundador da ABETA - Assoc. Brasil. Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Associado e Ex-Conselheiro da ABRATUR/SP - Assoc. Brasil. de Turismo Rural/SP e Vice Presidente da ABIH/SP - Assoc. Brasil. da Indústria Hoteleira/SP.

Charles Gonçalves – Vice Presidente do Comtur de Socorro, Coordenador do Núcleo de Aventura de Socorro, Conselheiro da ABETA (Assoc. Bras. das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Formado em Turismo Receptivo, Técnico de Hospedagem, Guia de Turismo Regional e proprietário da Empresa Próxima Aventura Agência de Turismo.

20h45 – Espaço para Perguntas

21h30 – Encerramento

Autor: 1
Data: 20/04/2017