O brasileiro adora ir à praia e no inverno não é diferente. No estado de São Paulo, as praias do Guarujá estão entre as mais procuradas pelos turistas, mas a cidade também abriga praias menos conhecidas para relaxar e ter mais privacidade.
A maior parte dessas praias, segundo a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Guarujá, não possui infraestrutura. Ou seja, é preciso levar de casa o lanche, a água, o guarda-sol e a esteira, se quiser um pouco mais de conforto.
A seguir, veja cinco das praias menos movimentadas do Guarujá.
1- Praia do Éden: uma praia fora da rota turística
O Guarujá possui 27 praias espalhadas por 22,3 quilômetros de orla, além de ilhas que costumam encantar quem visita o município. Dentre as praias fora da rota turística, está a Praia do Éden, que possui 150 metros de extensão.
“Á água é muito limpa e clara, a mata Atlântica abraça toda a praia proporcionando um delicioso bem-estar e justificando o nome de praia do Éden”, comenta Oto Gomes, diretor de experiências da Viva Enjoy, empresa parceira do Casa Grande Hotel.
Segundo Oto, o acesso à Praia do Éden é fácil, “ainda que um pouco íngreme”. Ela possui estacionamento pago e está localizada entre as praias da Enseada e do Mar Casado, dentro do condomínio Sorocotuba.
Ao contrário da maior parte das praias menos exploradas, a Praia do Éden possui toda infraestrutura e conforto.
2- Praia Branca: roteiro alternativo no Guarujá
Outra praia pouco explorada, mas com boa infraestrutura no Guarujá é a Praia Branca, também conhecida como Prainha Branca.
Localizada no extremo leste do município, a praia tem 1.350 metros de extensão e abriga uma vila caiçara com aproximadamente 350 habitantes.
“Uma praia linda com o mar mais agitado no meio e mais calmo nas extremidades. Oferece todo o conforto e serviço de praia, com diversas opções de restaurantes e bares”, diz Oto, que informa também que a trilha que leva à praia possui fácil acesso.
3- Praia do Sangava: uma das praias tranquilas do Guarujá
A Praia do Sangava tem 90 metros de extensão e nenhuma infraestrutura disponível ao turista. Assim, quem quiser desfrutar de suas águas tranquilas, ideal para famílias com crianças, deve levar tudo o que for necessário para garantir o mínimo de conforto.
Vale destacar ainda que, segundo o diretor de experiências da Viva Enjoy, o acesso à Praia do Sangava costuma ser feito pelo mar, ou por meio de uma trilha, que não está muito bem conservada, exigindo um pouco mais de atenção.
4- Praia de São Pedro: uma praia boa para o surf
O mar mais agitado faz da Praia de São Pedro uma boa opção para os surfistas. Ainda assim, seus 1.300 metros de extensão também têm espaço para um mar mais tranquilo (do lado direito da praia), com formação de belas piscinas.
O acesso à praia é fácil, feito pelo condomínio de São Pedro ou Tijucopava. Contudo, existe um limite diário de carros que podem utilizar o estacionamento do condomínio.
A Praia de São Pedro não possui infraestrutura, como quiosques, restaurantes, ou ambulantes.
5- Praia de Iporanga: uma praia com natureza exuberante
Seguindo por dentro da APA do Guararu, cuja extensão é conhecida como Rabo do Dragão, ao final da estrada, terminando no serviço de balsas que fazem a travessia para Bertioga, o turista estaciona o carro em um dos estacionamentos locais e tem acesso a uma trilha, com duração de aproximadamente 30 minutos, que leva a Praia de Iporanga.
Com cerca de 800 metros de extensão, a praia com natureza exuberante, é totalmente cercada pela mata atlântica, possui mar tranquilo e uma pequena cachoeira.
O local, segundo Oto, é seguro, mas não possui infraestrutura.
LEIA+Data: 21/08/2024