O interior de São Paulo possui muitas cidades interessantes para turismo, com os mais diversificados atrativos.
Entre as opções, está uma cidade com cachoeira liberada para banho e apreciação da vista: o município de Brotas.
Brotas é uma cidade com cachoeira liberada para banho, apreciação da vista e muitas opções de aventuras inesquecíveis.
Cachoeira do Escorregador: nesta cachoeira, a sequência de pedras em desnível por onde a água corre é de cerca de 80 metros de extensão.
Para os interessados em uma cachoeira rústica, em que o foco da atração é somente a natureza, a indicação é a Cachoeira Astor. Sua bela queda de 28 metros.
As belíssimas cascatas tornam o destino um destaque do ecoturismo. Além de ser possível admirá-las e tomar banho, também existem outras atividades.
Destino ideal para quem desejar relaxar e contemplar as mais incríveis cachoeiras, o local é um verdadeiro remédio para aliviar o estresse.
As cachoeiras de Brotas
A visitação às cachoeiras é a atividade mais buscada pelos turistas que visitam Brotas. Rafting é outro atrativo bem procurado.
Entre as atividades estão hidromassagem natural e rapel (atividade de aventura que requer treinamento).
Para quem prefere uma viagem mais charmosa com temática do século 19, vale a pena visitar também outra cidade do interior paulista: o município de Bananal.
Outra cidade que também fica no interior de São Paulo a apresentar o charme colonial é Amparo, com muita beleza natural.
Cachoeira do Escorregador
Outra atração emocionante é se acomodar em uma boia e deslizar sobre as pedras da Cachoeira do Escorregador, aproveitando o embalo da água, como em um tobogã.
A primeira parte tem cerca de 30 metros de extensão por 20 de largura. Este é o trecho indicado para escorregar, de cerca de 15 metros de extensão, que no fim cai em uma piscina natural de profundidade média de dois metros.
A segunda parte é só para contemplação e banho: uma queda de sete metros de altura que forma piscina de 1,20 metro.
O acesso é possível por uma trilha curta e fácil, acessível a toda a família. Com estrutura de lanchonete, camping, quiosques para churrasco e tirolesa, é um local para aproveitar com toda a família.
Cachoeira Astor
Para os interessados em uma cachoeira rústica, em que o foco é somente a natureza, a indicação é a Cachoeira Astor. A trilha de acesso é curta e de grau de dificuldade fácil. Localizada dentro de uma fazenda, é considerada por muitos como uma joia por sua bela queda de 28 metros.
Cachoeiras de Brotas apenas para visitação
Também há cachoeira aberta à visitação dentro do ecoparque Viva Brotas. A atração Santa Eulália, com 47 metros de queda, tem uma trilha média e de nível de dificuldade fácil.
Em Brotas, ainda há sítios turísticos que dão acesso a mais de uma cascata. A Cachoeira do Martello, por exemplo, é um local com duas quedas: a do Martello e a Primavera, ambas com trilha de grau de dificuldade fácil.
O Ecoparque Cassorova também tem duas cachoeiras. Uma, que leva o nome da propriedade, é considerada a mais bonita de São Paulo e a única de Brotas que tem duas quedas. A segunda, a dos Quatis, tem uma trilha mais longa por meio da mata com nível de dificuldade moderada.
Opções adicionais na região
Outras opções de cachoeiras estão em: Recanto das Cachoeiras, Três Quedas e Ecoparque Jacaré.
Algumas cachoeiras só têm a visitação disponível mediante a aquisição de passeio em agência do turismo de aventura de Brotas, o que as torna mais exclusivas. Um exemplo é a Santa Maria, com uma queda de 65 metros de altura, acessível por trilha sob mata fechada de nível moderado de dificuldade, e a Cristal, dentro de uma fazenda com trilha fácil que corta um córrego duas vezes.
O passeio para esta cachoeira inclui, além de transporte, duas tirolesas, as mais extensas de Brotas (de 1,8 mil metros e de 1,9 mil metros). É escolher e curtir. Até por isso, Brotas merece muito mais que um dia de passeio.
LEIA+Data: 21/09/2025