Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

6 passeios para fazer em Ubatuba
Saiba como aproveitar melhor a sua passagem pela cidade litorânea

Ubatuba é uma das cidades litorâneas mais famosas do estado de São Paulo, principalmente pelas suas belas praias. Entretanto, a região possui outras diversas atrações além das praias que podem deixar a viagem ainda melhor. Por isso, nesse artigo foram listados os 4 melhores passeios para realizar em Ubatuba:
1. Ruínas da Lagoinha
Localizado na Rua Engenho Novo, a antiga fazenda Bom Retiro construída em 1828 abriga construções abandonadas que foram declaradas como patrimônio histórico da cidade. O local é aberto para visitas e atrai diversos visitantes que gostam da história brasileira.
2. Cadeia Velha de Ubatuba
Projetada por Euclides da Cunha, a Cadeia Velha foi tombada como patrimônio histórico em 2001 e é uma das primeiras construções modernas da cidade. Atualmente, o prédio abriga o Museu Histórico de Ubatuba e possui diversos itens históricos em seu acervo que contam um pouco do desenvolvimento da região e de seus moradores. Ela fica localizada na Praça Nóbrega.
3. Gruta que Chora
Para os amantes de trilhas e exploração, a Gruta que Chora é o passeio ideal. Ela fica localizada na Praia de Sununga e recebe visitas pela sua beleza e pelas gotas que caem em seu interior, característica que deu origem ao nome do local.
4. Ilha Anchieta
Também conhecida pelos habitantes da cidade como Ilha dos Porcos, a ilha é a segunda maior do litoral norte de São Paulo. Além das belas praias que é possível encontrar por lá, existem diversas trilhas e cachoeiras belas que permitem desfrutar ainda mais da natureza sensacional presente no município. A ilha pode ser acessada utilizando os passeios de escuna disponíveis na região. Outro ponto que chama atenção dos turistas são as ruínas do antigo presídio que intrigam os visitantes sobre os mistérios e curiosidades escondidos por ali.
Se ainda não teve a oportunidade de conhecer essa cidade e está preparando a sua viagem, lembre-se de não focar apenas nas praias e tentar aproveitar um pouco mais da cultura, natureza e gastronomia local, já que o município é rico em diversidade e em opções para deixar seu passeio ainda melhor.
Lembre-se de verificar o horário de funcionamento, adicionar os pontos que deseja conhecer em um roteiro de viagem e planejar como será feito o transporte entre eles, para assim conseguir desfrutar com tranquilidade, conforto e evitar que a sua passagem para Ubatuba seja desperdiçada.
5. Ilha das Couves 
Localizada no extremo norte da cidade de Ubatuba, a Ilha das Couves é um paraíso de águas cristalinas.
Após começar a ser explorada  erroneamente, a visitação passou a ser controlada, com limitação simultânea de visitantes. Medida adotada pela Fundação Florestal do Estado de SP, visando a preservação deste paraíso ecológico.
Para conhecer o local é preciso agendar o passeio. Os barcos e lanchas que levam até o lugar costumam sair a partir da Picinguaba, praia do Prumirim e também da praia do Fêlix.
A Ilha das Couves atrai muitos mergulhadores profissionais, mas amadores também se divertem ao nadar com snorkel. Remar com stand up é outra opção disponível, e você pode alugar o equipamento antes de ir caso não o tenha.
Com algumas piscinas naturais, areia branca e muita vegetação nativa, é um passeio inesquecível para toda família. Não esqueça de levar o seu lixo embora, preserve!
6. Parque Estadual de Ubatuba: Trilha Brava da Almada
Localizada em área de Parque Estadual, no Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, a trilha para a praia Brava da Almada possui uma vista incrível. Com extensão de 3 a 4 km, seu perfil altitudinal fica entre 51 e 75m. O percurso é considerado de dificuldade moderada e a duração é a de 3 a 4h. A monitoria é opcional, porém, é o mais indicado.
Contratar um monitor possibilita conhecer melhor os aspectos naturais da região, saber a respeito da educação ambiental e também para maior segurança para o grupo.
Principal característica ambiental do local: Restinga. Inicia-se com uma caminhada pela Praia da Fazenda, passando por um costão rochoso e com parada no Saco das Taquaras, até chegar à belíssima Brava da Almada, praia de tombo quase deserta e com ondas fortes. O retorno é feito pela mesma trilha.
ENDEREÇO: Rodovia BR-101, km 11
BAIRRO: Picinguaba - UBATUBA
TELEFONE: 12 3832-1397
EMAIL: pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br
DISTÂNCIA CIDADE/PARQUE: De 35 a 40 km
ACESSO: Praia da Fazenda
COMO AGENDAR: Na sede;Online;
HORÁRIO DA TRILHA: 08:00 – 14:00 – seg a dom
HORÁRIO DA UNIDADE: 08:00 – 17:00 – seg a dom
LIMITAÇÃO DE USUÁRIOS: 75 pessoas por dia
Fonte: Fundação Florestal SP

Veja mais
Autor: Correio Notícia
Data: 21/10/2022