Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

25 pontos turísticos de Campos do Jordão
Conhecida como Suíça brasileira, Campos do Jordão é uma estação climática localizada a 172 km de São Paulo, na Serra da Mantiqueira

Com opções para todos os gostos e idades, os pontos turísticos de Campos do Jordão reúnem história, arquitetura, natureza e gastronomia para oferecer um roteiro variado aos visitantes da cidade.

O município, localizado no interior de São Paulo, na região da Serra da Mantiqueira, é uma estação climática conhecida como a Suíça brasileira. Com 1.628 metros de altitude, é a cidade mais alta do Brasil.

A altitude justifica as temperaturas mais baixas, responsáveis pelo apelido da cidade. Por isso, a alta temporada de turismo no local acontece no inverno.

No entanto, a cidade reserva atrações que os turistas podem aproveitar o ano todo. Conheça os principais pontos turísticos de Campos do Jordão.

25 pontos turísticos de Campos do Jordão

De parques a cafés e restaurantes, Campos do Jordão é um destino próximo a capital de São Paulo, procurado pelas temperaturas mais baixas e atrações turísticas.

Para quem está planejando viajar para a região, montar um roteiro pode ajudar a aproveitar os principais passeios e pontos turísticos.

Saiba o que fazer em Campos do Jordão.

Vila Capivari

A Vila Capivari é um dos principais lugares turísticos em Campos do Jordão por se tratar do centro da cidade. O local reúne diversas atrações, desde restaurantes até lojas de souvenirs.

Na área, também encontra-se o Parque Capivari, espaço de lazer revitalizado com entrada gratuita. Os visitantes podem fazer atividades pagas à parte, como pedalinho, roda gigante e carrossel.

Além disso, o parque é o local de partida do teleférico, que liga a Vila ao Morro do Elefante.

Teleférico

Entre os pontos turísticos de Campos do Jordão, está o teleférico, uma das atrações mais buscadas pelos visitantes da cidade.

Inaugurado em 1970, ele foi o primeiro teleférico do Brasil. Em 2022, passou por uma revitalização para tornar-se o primeiro modelo misto da América Latina – com opções de cadeira ou cabine.

O trajeto até o Morro do Elefante é de 500 metros e a atração é pet friendly. É possível verificar o horário de funcionamento e comprar ingressos antecipados pelo site do Parque Capivari.

Morro do Elefante

O Morro do Elefante é o destino do teleférico e está entre os principais lugares para conhecer em Campos do Jordão.

A montanha, com formato que lembra um elefante, tem 1.800 metros de altitude e tem um mirante com vista panorâmica para a cidade.

O espaço também conta com restaurante, loja e passeio de trenó. Além do acesso pelo teleférico, é possível chegar ao morro de carro.

Ducha de Prata

Outra opção clássica entre as atrações turísticas em Campos do Jordão é a Ducha de Prata. Com entrada gratuita, o espaço é formado por quedas d’água artificiais e plataformas de madeira.

As duchas artificiais são formadas pela canalização de águas do represamento do Ribeirão das Perdizes.

Localizada no bairro Vila Inglesa, a atração também conta com lojas de souvenirs e atividades como tirolesa, arco e flecha e arvorismo (pagas à parte).

A Ducha de Prata fica aberta todos os dias, com os seguintes horários de funcionamento:

    •    de segunda a sexta-feira: das 9h30 às 17h30;

    •    aos sábados e domingos: das 8h30 às 17h30.

Portal de entrada

Os pontos turísticos de Campos do Jordão começam na entrada da cidade. O portal é ponto de parada dos turistas para fotos.

Inaugurado em 1986, o portal tornou-se cartão postal da cidade com a sua arquitetura inspirada no estilo alpino.

Além de ser parada para fotos, o local também conta com um centro de atendimento ao turista, que oferece dicas de serviços, atrações e informações gerais da cidade aos visitantes.

Pico do Itapeva

Entre os pontos turísticos de Campos do Jordão, o Pico do Itapeva é um dos mais visitados. Com mais de dois mil metros de altitude, o local oferece vista para o Vale do Paraíba e diversos pontos da Serra da Mantiqueira.

O Pico fica a 14km do centro da cidade e é possível encontrar barraquinhas com produtos à venda ao longo da estrada.

A cerca de um quilômetro do topo, o visitante encontra outra atração turística: o Parque Pico do Itapeva.

O local conta com mirante, cafeteria e um lavandário com mais de duas mil mudas de lavandas francesas. A entrada é paga e o parque abre todos os dias, das 9h às 17h.

Prana Pôr do Sol

Localizado na estrada para o Pico do Itapeva, a 12 km do centro, o Prana Pôr do Sol está na lista de lugares para visitar em Campos do Jordão. O local é um café bistrô com mirante que proporciona vista para a Serra da Mantiqueira.

O espaço conta com pontos para fotos, como balanços infinitos e uma mão gigante, chamada de “Mão de Deus”. Além disso, o mirante é uma opção para contemplar o pôr do sol.

A entrada é paga, mas o valor é válido para consumação no café. Os horários de funcionamento são:

    •    de segunda a quinta-feira: das 10h às 19h;

    •    às sextas e sábados: das 9h às 19h.

Vista Chinesa

A Vista Chinesa é um ponto turístico localizado antes da entrada de Campos do Jordão, na estrada a caminho da cidade. Parada gratuita, o espaço é conhecido pela vista que proporciona do Vale do Lajeado.

O mirante do local é chamado de Belvedere e tem espaço para estacionar, além de alguns comerciantes na área.

Outra opção de mirante com vista para o Vale é o Mirante Lajeado, localizado próximo a outras atrações turísticas em Campos do Jordão, como o Parque da Cerveja e o Parque Amantikir.

Romantik Dalen

A Romantik Dalen é um parque temático e está entre os principais pontos turísticos em Campos do Jordão.

Entre as atrações do local está a Ponte do Eterno, inspirada na Pont des Arts, localizada em Paris. O espaço é uma estrutura de madeira coberta por guarda-chuvas coloridos em que casais colocam cadeados com seus nomes, assim como a atração parisiense.

Além da ponte, a Romantik Dalen também conta com uma capela inspirada nas construções de Las Vegas para realizar cerimônias de casamento e renovação de votos.

Com entrada gratuita, o parque funciona nos seguintes horários:

    •    de domingo a quinta-feira: das 10h às 19h;

    •    às sextas e sábados: das 10h às 20h.

Iceland

Para quem busca coisas legais para fazer em Campos do Jordão com atrações diferentes, o Iceland pode ser uma opção para incluir no roteiro.

Esse é um bar de gelo localizado dentro do Mercado São Bento, na Vila Capivari, com decoração temática totalmente feita de gelo: esculturas, sofás e um escorregador fazem parte do espaço.

O Iceland também conta com drinks exclusivos, servidos em copos de gelo, e temperatura que fica entre -15º e -20º. Para entrar, o visitante recebe vestimentas adequadas e a permanência no bar é de 15 minutos.

Seguindo essa proposta, o Iceland tem outra casa em Campos do Jordão, a Aventura no Gelo, localizada ao lado da praça da Vila Capivari.

Sans Souci Café

O Sans Souci Café é outra opção de lugares para conhecer em Campos do Jordão para quem aprecia arquitetura, literatura e gastronomia.

Localizado na Avenida Dr. Januário Miraglia, a patisserie foi montada em um prédio antigo com estilo de castelo, coberto por trepadeiras, que proporciona um cenário ideal para fotos.

No interior, a decoração é inspirada nas brasseries francesas e, além do café bistrô, é possível encontrar uma livraria no espaço.

Os horários de funcionamento são:

    •    de segunda a quinta: das 10h às 18h;

    •    às sextas e sábados: das 10h às 19h;

    •    aos domingos: das 10h às 18h30.

Parque Amantikir

Um dos pontos turísticos em Campos do Jordão para quem gosta de natureza é o Parque Amantikir, localizado a 7km da Vila Capivari.

Criado em 2007, o parque tem 60 mil metros quadrados, com mais de 700 espécies de plantas espalhadas pelos jardins, incluindo um labirinto de arbustos considerado o maior labirinto de grama do Brasil.

O local conta com estacionamento próprio pago, lanchonete e loja de souvenirs. O parque funciona todos os dias, das 9h às 16h, com entrada paga.

Parque das Cerejeiras

Para os visitantes que gostam de natureza, o Parque das Cerejeiras está entre os principais pontos turísticos em Campos do Jordão.

O espaço reúne atrações como trilha com mirante, parquinho infantil e uma réplica da estátua de Buda de Kamakura, além dos jardins orientais com as cerejeiras e uma área para piquenique.

O parque abriga a Festa da Cerejeira uma vez ao ano, durante o período de floração das árvores, que acontece entre julho e agosto.

A estrutura do parque também conta com cafés, restaurantes e feira de produtos. Esses serviços não são permanentes, mas é possível consultar a presença deles no site do Parque.

Mosteiro de São João

Com entrada gratuita, o Mosteiro de São João é uma atração localizada em meio a bosques e jardins, na Vila Abernéssia.

O local abriga as monjas beneditinas e fica aberto ao público para visitação todos os dias, das 7h às 18h30. As segundas, sábados e domingos são celebradas missas com canto gregoriano.

De acordo com o lema beneditino, “Ora Et Labora” ou “Reza e Trabalha” na tradução do latim para o português, os monges devem viver de seu próprio trabalho. Por isso, é possível encontrar uma loja com trabalhos artesanais dentro do Mosteiro.

Bosque do Silêncio

Com mais de 100 mil metros quadrados, o Bosque do Silêncio é um dos pontos turísticos de Campos do Jordão que reúne diversas atrações em um mesmo lugar.

Além de muita natureza, o local oferece atividades como paintball, arvorismo adulto e infantil, mini-golf e tirolesa. A estrutura também tem um café e uma choperia Baden Baden.

Outra opção dentro do bosque são as trilhas, que registram mais de 2 mil metros espalhados pela área.

Parque da Cerveja

O Parque da Cerveja está entre os principais lugares turísticos em Campos do Jordão, com cachoeira, jardins, Museu da Cerveja e mirante com vista para a Serra da Mantiqueira.

Além dessas atrações, o visitante também pode conhecer a fábrica de cerveja localizada no parque, que conta com visita guiada e degustação.

Dentro do parque está o Mirante Mantiqueira, um mirante de vidro com vista 180º da Serra da Mantiqueira.

O ingresso de entrada para o parque dá acesso aos espaços gastronômicos, à cachoeira, aos jardins e ao museu. A fábrica e o mirante Mantiqueira são atrações com ingressos individuais, mas é possível comprar pacotes com todos os passeios.

Museu Felícia Leirner

O Museu Felícia Leirner é um ponto turístico que abriga mais de 100 esculturas ao ar livre. As obras são da artista polonesa que dá nome ao museu e ficam espalhadas pela mata de araucárias e pelos jardins do parque.

O local também abriga o auditório Cláudio Santoro, palco do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Do ponto mais alto do museu, é possível avistar a Pedra do Baú, atração localizada em Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha a Campos do Jordão. O parque fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h.

Fábrica de chocolate Araucária

Outra opção com entrada gratuita entre os pontos turísticos em Campos do Jordão é a fábrica de chocolates Araucária.

A região é conhecida pelos chocolates e a fábrica Araucária, localizada em Jaguaribe, existe desde 1991.

Além de visitar a fábrica, é possível degustar e comprar os chocolates na loja existente no local. O espaço abre todos os dias, das 9h às 18h.

Horto Florestal

Para os amantes da natureza e de trilhas, o Horto Florestal pode fazer parte da lista de lugares para visitar em Campos do Jordão.

Localizado a aproximadamente 10km do centro, o horto ou Parque Estadual de Campos do Jordão, reúne bosques, trilhas e atividades de aventura, como tirolesa e arvorismo.

A estrutura do local também tem café, restaurante e estacionamento para os visitantes. O horto fica aberto todos os dias, das 9h às 18h – exceto em períodos de baixa temporada (entre outubro e dezembro), quando o parque fecha às quartas-feiras.

Palácio Boa Vista

Inaugurado em 1964, o Palácio Boa Vista é uma opção para quem busca atrações históricas entre pontos turísticos de Campos do Jordão.

Localizado no bairro Alto da Boa Vista, o local foi residência oficial dos governadores de São Paulo, com mais de 100 cômodos decorados no estilo inglês Maria Tudor.

Parte do espaço foi transformada em museu, por onde os visitantes podem fazer uma visita guiada de 20 minutos. O espaço abriga mais de 1.800 obras do movimento modernista, incluindo produções de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.

A entrada é gratuita e o local funciona de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h. O visitante também pode aproveitar o passeio para conhecer o Café do Palácio, localizado em frente ao Palácio Boa Vista.

Museu Casa da Xilogravura

Com um acervo de mais de 2 mil peças de artistas nacionais e internacionais, o Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão é um dos únicos do país com essa temática.

Inaugurada em 1987, a Casa da Xilogravura está localizada na Av. Eduardo Moreira da Cruz e tem entrada paga. O espaço funciona de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h.

No local, é possível encontrar uma loja para comprar gravuras e souvenirs.

Bonde turístico

Para quem busca o que fazer em Campos do Jordão e deseja uma programação diferente, o bonde turístico é uma opção.

Com saída da estação ferroviária de Emílio Ribas, o bonde vai até o portal da cidade. Inaugurada em 1984, a estação era o terminal da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

O passeio dura cerca de 50 minutos e pode ser feito todos os dias, das 10h às 17h, com ingresso pago.

Parque de diversão Tarundu

Para quem viaja em família e quer encontrar coisas legais para fazer em Campos do Jordão com crianças, o parque de diversão Tarundu está entre as dicas.

Localizado no bairro Alto Lajeado, o parque conta com 25 atrações de lazer espalhadas em uma área de 500 mil metros quadrados de mata, a 1.700 metros de altitude.

Algumas das atividades disponíveis são:

    •    arborismo;

    •    boia cross;

    •    arco e flecha;

    •    patinação no gelo;

    •    bungee trampolim;

    •    passeios a cavalo e charrete;

    •    tirolesa com 800 metros de extensão.

O local fica aberto diariamente, das 9h às 17h. É possível comprar ingressos online pelo site do parque Tarundu.

Pico do Imbiri

Com 1.862 metros de altitude, o Pico do Imbiri fica a 4km do centro da cidade e conta com um mirante que proporciona vista para outros pontos turísticos da Serra da Mantiqueira, como a Pedra do Baú.

O local foi inaugurado em 2021, na estrada do Campista, e o pico oferece uma vista 360 graus da divisa de Minas Gerais e São Paulo. O acesso ao topo é feito com quadriciclos e não há cobrança de entrada.

Parque Floresta Encantada

O Parque Floresta Encantada é outra opção de pontos turísticos em Campos do Jordão que pode entrar para o roteiro de quem viaja em família.

Com casas inspiradas em contos infantis, o local é temático, com atrações lúdicas e localizado em uma área verde.

O espaço fica a caminho do Pico do Itapeva e funciona todos os dias, das 9h30 às 17h. A entrada é paga, mas o parque oferece estacionamento gratuito.

Onde fica Campos do Jordão?

Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, e está a 172 km de distância da capital, a mais de 1.600 metros de altitude

Como chegar a Campos do Jordão?

Para quem sai de São Paulo, é possível chegar a Campos do Jordão de carro pela rodovia Ayrton Senna, passando pela Dutra até a SP-123, com uma viagem que dura cerca de 2h30.

Outra opção é ir de ônibus, saindo da rodoviária Tietê ou do aeroporto de Guarulhos.

A distância do Rio de Janeiro para a cidade da Serra da Mantiqueira é de pouco mais de 300km, um trajeto de cerca de 4h30 de carro.

Quem sai de outras cidades mais distantes pode optar ir de avião até São Paulo e então pegar um ônibus ou alugar um carro para Campos do Jordão.

Quando ir a Campos do Jordão?

Os pontos turísticos em Campos do Jordão são muito buscados no período de inverno por se tratar de uma região serrana.

Para quem deseja aproveitar as atrações da alta temporada, o mês de julho é um dos mais movimentados.

É durante esse mês que acontece o Festival Internacional de Inverno na cidade, por exemplo. Além disso, os termômetros costumam registrar temperaturas baixas e o frio torna-se um atrativo a parte para os turistas.

Para quem deseja aproveitar a cidade em um período mais tranquilo, a dica é buscar meses de baixa temporada, como setembro e outubro, que têm menor probabilidade de chuvas.

Onde se hospedar na região?

Existem diferentes opções de hospedagem em Campos do Jordão, de pousadas a resorts, e a dica é escolher por região, de acordo com as preferências e o roteiro de pontos turísticos definido.

Para quem deseja ficar próximo a restaurantes, bares e curtir algumas atrações sem carro, por exemplo, é possível se hospedar na Vila Capivari, centro da cidade.

Quem procura economizar na hospedagem, pode optar por hostels e pousadas com custo-benefício mais acessível ou em regiões mais afastadas do centro.

Se o objetivo da viagem é descansar, há opções de hospedagem nas montanhas, como as localizadas no caminho do Pico do Itapeva, por exemplo.

LEIA+
Autor: CNN Brasil
Data: 22/08/2023