Quem diria que no interior paulista, entre as cidades do Circuito das Águas Paulista teria uma capital histórica? Isso mesmo, o turista ou visitante que escolher Amparo como destino irá encontrar uma cidade com muitas histórias interessantes para contar, repleta de cultura e até com a rica tradição de grandes eventos musicais marcantes.
Há pouco aconteceu o Festival de Inverno de Amparo, considerado o maior do interior do Estado, que durou mais de três semanas e centenas de atrações apresentadas, distribuídas em vários palcos. Mas, a cidade, que também é uma estância hidromineral, oferece patrimônio tombado, santuários religiosos, além de parques e praças. O visitante pode ainda explorar o ecoturismo, esportes de aventura, turismo rural e inclusive, observação dos astros.
O Polo Astronômico de Amparo – Observatório e Planetário é um grande atrativo para a cidade. Além de visitas escolares, cursos e sessões públicas, está enganado quem pensa que o polo astronômico atinge o interesse apenas de estudiosos. As sessões públicas incluem simulação no planetário, contemplação do céu a olho nu, visita ao observatório e observação com o uso de telescópios. O espaço é privado, uma atração paga e o turista ou visitante deve sempre se precaver com as condições climáticas. Os dias chuvosos interferem na contemplação de tanta beleza e aprendizado do nosso próprio planeta.
Um fato que despertou ainda mais o interesse desta colunista é que a cidade de Amparo dispõe de inúmeros guias turísticos autônomos e agências especializadas. Tanto é que acidade dispõe até de uma profissional turismóloga concursada. Ela sempre pode ser encontrada no Centro de Informações Turísticas, mais conhecido como CIT, localizado bem no Centro. Dentre as agências de turismo, há as especializadas no turismo de aventura e ecoturismo, grande parte dos guias turísticos é cadastrada no CADASTUR, um cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, e ainda uma agência, que desenvolve um trabalho tão diferenciado que até premiação já conquistou, cumprindo caminhos e trilhas na região. Este trabalho da agência, Mantiqueira Explore, vale até uma coluna exclusiva por aqui, no Turismo nas Estâncias.
Voltando às riquezas culturais da cidade, até o dia 1º de outubro está em exposição, na Pinacoteca, a exposição Vida Caipira que explora a riqueza e a profundidade da vida rural por meio dos olhos de diversos artistas. São cinco módulos que valem a pena serem vistos A exposição mergulha nas tradições, na simplicidade e na autenticidade da cultura caipira, capturando a essência desse modo de vida tão significativo para a identidade cultural brasileira. E acabando esta, virá a exposição de fotografias Amparo em Foco, gratuita e acessível até para públicos especiais, de 5 a 8 de outubro, na Estação Mogiana de Amparo, outro ponto turístico e histórico. Ou seja, sempre há novidades culturais visuais, em áudio, palestras e até visitações desta vida cultural na cidade.
E aqui, nem estamos falando dos atrativos públicos e gratuitos da Praça Pádua Salles, da própria Pinacoteca Municipal, do Jardim Público, do Parque Ecológico, do Largo Chico Mendes – Mirante do Cristo Redentor e das fontes de águas naturais.
Hospedagem
Amparo possui opções de hospedagens na região central, através de hotéis e pousadas, mas também, possui opções mais afastadas e charmosas. E isso foi realmente necessário, com demanda toda ocupada nas semanas do Festival de Inverno de Amparo. Isso porque, o festival reuniu um público de 500 mil pessoas, gerando um impacto de mais de R$ 41 milhões na economia do município. A iniciativa atraiu um público sete vezes maior do que o número de habitantes da cidade e promoveu um retorno em diversas frentes, como o turismo, a gastronomia, a rede hoteleira, os supermercados e o comércio em geral, além de proporcionar oportunidades de trabalho.
Também por isso, a cidade atraiu novos recursos e empreendimentos privados e públicos. Junto aos privados, podemos citar a tradicional e renomada pastelaria, Copa de Ouro, que até recebeu recente reforma para oferecer mais conforto ao público, até o Restaurante Estação Santo Aleixo, recém-aberto, que funciona de quinta a sábado, com vasto cardápio de uma comida feita com muito amor, capricho e glamour no tempero e, que ainda conta com carta de vinhos dos mais diferentes rótulos e de variados países, incluindo o nosso.
E não podemos deixar de falar mais das inaugurações públicas que vêm pela frente e da mais recente e já inaugurada. Uma harmonia perfeita para a cidade, que oferece grande parte do tempo um céu repleto de estrelas e uma perfeita apreciação com a fonte das águas dançante e luminosa.
Para as próximas colunas sobre a cidade e suas tantas outras novidades, posso dar o seguinte ”spoiler”: falarei sobre as iniciativas educacionais já premiadas e que transformam vidas de crianças, jovens adolescentes e até adultos, em Amparo, através dos trabalhos da Fundação São Pedro, sem fins lucrativos. Ainda, do trabalho diferenciado da agência Mantiqueira Explore e da iniciativa inédita, da Fazenda Atalaia.
Festival de Inverno 2024
A Prefeitura de Amparo informa que a próxima edição já está agendada para os dias 5 a 28 de julho de 2024. Uma enquete foi disponibilizada no link amparo.sp.gov.br/festival2024 para que as pessoas possam sugerir possíveis atrações que se apresentarão no próximo ano do Festival de Inverno. Participe!
Mais informações no site www.amparo.sp.gov.br ou nas redes sociais da Prefeitura de Amparo.
Agradecimento especial à turísmologa, Flora Pereira Flor.
Data: 23/04/2024