Entrar no restaurante com o pet, fazer a refeição com ele perto, ter um local apropriado e o pet ser mais mimado que o humano. Para os tutores isto é um sonho, que pode ser vivenciado por moradores e turistas da Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística do Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. Lá, uma iniciativa arrojada – que irá elevar o município para outro patamar de turismo - tem obtido muitos elogios. É o projeto Socorro Destino Petfriendly que – após treinamento e capacitação do trade – certifica com um selo os estabelecimentos.
A certificação passa confiança e assegura aos turistas que todos os lugares que têm o selo do projeto passaram por treinamento e se adaptaram para receber de forma adequada os pets. “Socorro não sai distribuindo selos, como acontece em outras cidades, pelo contrário, faz questão de treinar as pessoas para que os estabelecimentos o conquistem”, ressalta Patricia Camargo, especialista em petfriendly do Eu, Você e os Pets, responsável pela consultoria do projeto.
No núcleo gastronômico, os primeiros a conquistarem o selo petfriendly são: Armazém da Terra, Centro de Lazer Pitauá, Empório do Cristo, HamburQueen, Nectaria, Sal & Pimenta, Shopp Café e 7 Senhoras Speciality Coffee.
“Sempre recebemos pet, porém não tínhamos conhecimentos do que era preciso para recepcionar com segurança, bem estar e conforto pets e os tutores. Hoje, depois do treinamento, estamos aptos”, comemora João Domingues de Lima, gerente de Eventos do Centro de Lazer Pitauá. Nele, as mesas são sinalizadas e reservadas para os pets, distantes de caixas de som e do buffet de comida; é permitida a circulação do pet no chão com guia; disponibilizam bebedouros e comedores apropriados, ganchos na parede para prender a guia, suporte com cata-caca, lixeira sinalizada para descarte e coleiras, caso necessitem. O capricho pode ser observado nos detalhes, um cantinho pet coberto e sinalizado, almofadas e colchonetes para descansarem e ainda ganham uma bandana personalizada. “Depois das mudanças, os clientes saem muito satisfeitos. Estamos muitos felizes e no caminho certo”, conclui.
Na HamburQueen, Nectaria e Shopp Café as mesas para os pets estão sinalizadas, não ficam nas passagens, na sombra e têm o gancho prendedor de guia. Os potinhos de água não ficam mais no chão expostos o tempo todo, somente quando chega um pet é oferecida a água fresca. Os três locais disponibilizam um biscoito de boas-vindas para o pet, caso o tutor concorde. “É nítido o crescimento de visitantes com pets, o que incentivou ainda mais buscarmos nos adequar”, conta Alexandre Coletti, proprietário dos três estabelecimentos.
O restaurante Sal & Pimenta oferece - há mais de 11 anos - uma gastronomia caseira, diversificada e com um toque de contemporâneo. Dos três espaços - que ficam ao lado de uma mata e do rio do Peixe – um amplo, agora é destinado aos pets, tem uma entrada exclusiva, que está sinalizada com pegadas que saem da entrada principal e mostra o caminho a ser percorrido. Existem ganchos em quase todas as mesas externas, tigela para água, marcação e sinalização no espaço pet para facilitar o acesso e dar mais conforto aos tutores, pets e clientes sem pet. “Antes a gente percebia que algumas pessoas ficavam meio incomodadas, mas agora, organizado e com sinalização, não mais. E, as famílias parecem ficar mais felizes e completas na companhia de seus bichinhos de estimação”, diz Guilherme Ganzerla Faustino, proprietário do restaurante.
A 7 Senhoras Speciality Coffee é uma fazenda de cafés especiais que oferece um tour para conhecer todo o processo do café – do plantio à degustação e tem uma loja com vários produtos feitos de café ou que harmonizam com a bebida. Para bem receber os animais de estimação, foram instalados ganchos na área de descanso, cata caca e lixeira apropriadas e ponto de hidratação com placa indicativa que a água é potável. “É uma oportunidade de expansão do negócio; além do que percebermos que nossos clientes ficam mais confortáveis quando o pet pode realizar todo o passeio junto”, conta Juliana Padilha, coordenadora de visitação da fazenda, que também prevê mais duas novas áreas onde os turistas poderão passear com os pets.
O Empório do Cristo é um espaço público - administrado pela Associação de Turismo da Estância de Socorro -, onde encontra-se inúmeros produtos locais e artesanais de mais de 20 pequenos produtores. Além disso, é o principal ponto de informações turísticas e tem uma vista panorâmica privilegiada da cidade. Os pets são recebidos com água fresca e existem ganchos para prender as guias em toda área coberta e também no banheiro. “As adequações foram bem simples de fazer, com um baixo custo e que atende de forma adequada os pets”, diz Simone Lima, assistente administrativo financeiro da ASTUR e do. Empório do Cristo. Por lá, os mascotes são Claudia e Roberto, um casal de siriema, e o filhote, que vivem soltos no local.
Todas as empresas que adquirirem o selo também contribuem com o lado social do projeto, que tem um fundo para apoiar ações da causa animal na cidade, como arrecadação de ração, campanhas de vacinação e de castração, por exemplo. Atual campanha que conta com o apoio do projeto é a de adoção. Com o slogan “Não compre, adote. Amor não tem raça”, a ideia é incentivar as pessoas a escolherem um cachorro no canil municipal.
“Socorro Destino Petfriendly” é uma realização da prefeitura da Estância Hidromineral de Socorro, Conselho Municipal de Turismo e Associação de Turismo da Estância de Socorro, com consultora e equipe especializadas.
Armazém da Terra – Tel.: (19) 9 9846-7066
Centro de Lazer Pitauá – Tel.: (19) 9 9744-4578
HamburQueen – Tel.: (19) 9 7107-9267
Nectaria – Tel.: (19) 9 9730-8628
Sal e Pimenta – Tel.: (19) 9 9332-2615
Shopp Café – Tel.: (19) 9 9778-1114
Empório do Cristo - – Tel.: (19) 9 9562-4154
7 Senhoras Speciality Coffee – Tel.: (19) 9 9713-7577
Veja maisData: 23/12/2021