Prefeituras associadas à APRECESP - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo tiveram uma reunião on-line, no dia 24/03 (quarta-feira), com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e com o Secretário Estadual de Segurança Pública, General Campos, para solicitar uma maior participação da Polícia Militar nas operações de fiscalização para conter as aglomerações nas cidades estância, uma vez que a Prefeitura de São Paulo e outros municípios da região metropolitana decretaram feriado prolongado de 10 dias a partir do dia 26/03.
No início, Santiago Falcão, do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo, fez uma breve apresentação sobre a atual situação da pandemia no Estado. Nela, demonstrou o aumento no número de casos confirmados, mortes e internações, principalmente no interior do Estado. Destacou que mesmo com o aumento significativo de leitos de terapia intensiva, é impossível acompanhar a escalada das internações sem a adoção de medidas mais restritivas pelos municípios como barreiras sanitárias, fechamento de praias e atrativos turísticos, mas fez um alerta quanto a restrições dos serviços essenciais, como mercados e farmácias, que podem gerar maiores deslocamentos e aglomerações.
Também presente, o presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM), Fred Guidoni, destacou o papel dos prefeitos no combate à pandemia, pois “conhecem a realidade dos seus municípios” e destacou a importância de usar os meios de comunicação locais para informar e conscientizar à população das medidas restritivas da fase emergencial do Plano SP.
Pelos prefeitos das estâncias, falaram Leandro Corrêa (Brotas), Jesus Chedid (Bragança Paulista), Antônio Colucci (Ilhabela) e Emir Chedid (Serra Negra) que pontuaram a necessidade de um maior apoio do Governo do Estado quanto aos seguintes pleitos:
1. Proibição de circulação de ônibus fretados de turismo;
2. Ampliação de leitos do Hospital Regional (Caraguatatuba) que atende todo o Vale do Paraíba;
3. Ampliação da vacinação de profissionais de segurança (Guarda Municipal, Policiais Militares e Bombeiros) e da educação (professores, merendeiras, faxineiras);
4. Liberação do DREMU 2021 (referente aos recursos do DADETUR).
O Secretário Estadual de Segurança Pública, General Campos, destacou que vai aumentar o efetivo da Polícia Militar em mais de 5 mil agentes nos próximos 10 dias, inclusive, com a possibilidade de enviar a Tropa de Choque para a Baixada Santista e a Região Metropolitana de Campinas. Se colocou à disposição para interceder junto aos comandos regionais da PM e da Polícia Civil para apoiar nas medidas de fiscalização,
O Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, reforçou a necessidade de união de forças para fazer valer a fase emergencial do Plano SP e destacou o papel da APRECESP na articulação das medidas da fase emergencial junto às cidades estância.
“A maioria das nossas estâncias são cidades pequenas, tem pouca estrutura policial, muitas nem possuem efetivo para Guarda Municipal, por isso é fundamental o apoio do governo estadual no reforço do policiamento para que os prefeitos e prefeitas possam implementar e fiscalizar medidas mais restritivas de combate à pandemia, principalmente nos finais de semana e feriados”, ponderou o presidente da Aprecesp, Marquinho Oliveira.
“O decreto da prefeitura da capital e de outras cidades da região metropolitana de um ‘feriadão’ de 10 dias nos preocupa, pois existe a possibilidade de uma parcela da população viaje nesse período para o interior e litoral paulistas. Diante disso, agradeço aos secretários estaduais Marco Vinholi e General Campos por nos atenderem e tenho certeza que os nossos pleitos serão atendidos. Os nossos municípios estão sempre abertos para receber turistas, mas não nesse momento em que passamos por restrições sanitárias”, finaliza o prefeito de Morungaba e presidente da Aprecesp.
Fonte: Assessoria APRECESP
Data: 24/03/2021