Pessoas que sofrem de reumatismo, artrite e asma precisam recorrer a tratamentos nada simples. Mas a medicina não tradicional também reserva soluções interessantes. Uma delas está nas chamadas águas sulfurosas, que podem ser encontradas em uma cidade no interior de São Paulo.
O local em questão é Águas de São Pedro, município famoso por suas fontes de água, que têm propriedades reabilitadoras.
A água presente nessa cidade pode aliviar sintomas — e, em alguns casos, até curar doenças — devido à sua composição diferenciada.
Carregada de enxofre, bicarbonato de sódio e outros minerais, a “água sulfurosa” pode ser usada tanto para banhos quanto para o consumo.
Há diversas fontes dessa água na cidade, cada uma com uma indicação específica. A fonte Almeida Salles, por exemplo, é recomendada para o estômago, ajudando no tratamento de males do trato gastrointestinal e problemas renais.
Já a fonte Gioconda melhora o funcionamento do fígado e do pâncreas, estimulando a produção de insulina e auxiliando no tratamento da diabetes.
Consumo de águas curativas é rotina em Águas de São Pedro
“A gente costuma tomar essa água antes das refeições”, diz a fisioterapeuta Rosana Borborema em entrevista ao programa Globo Repórter.
O teor de enxofre das águas curativas da cidade é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo.
Por conta da substância, o cheiro do líquido não é tão agradável, mas a fama de “fonte da juventude” é comprovada, segundo Rosana.
“O enxofre vai agir na sua pele, cabelo e articulações. Por isso ele é conhecido como a fonte da juventude”, explica.
Casos reais de cura
O aposentado José Sebastião Campos sofre de uma doença chamada polimiosite, que provoca inflamação e dores nos músculos. Há 12 anos, ele começou a fazer banhos nas fontes da cidade, o que o livrou de todos os remédios que tomava.
“As minhas infecções sumiram, desapareceram. De 18 comprimidos que eu fazia uso anteriormente, faz bastante tempo que eu uso apenas um”, revela.
LEIA+Data: 24/03/2025