Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Aprecesp

Monte Alegre do Sul recebe Reunião da APRECESP
Evento recebeu o secretário Lummertz, deputados e gestores públicos municipais para debater o desenvolvimento do turismo nas estâncias paulistas

Durante um final de semana, Monte Alegre do Sul se tornou a capital do turismo paulista. A estância sediou a 3ª Reunião Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária da APRECESPAssociação das 70 Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, entre os dias 22 e 23 de julho. 
Prestigiaram o evento, Vinícius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens, e Fred Guidoni, secretário executivo de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, o deputado estadual Edmir Chedid, além de prefeitos, secretários e diretores de turismo, membros de conselhos municipais de turismo e convidados.
A reunião da APRECESP no auditório do Condomínio Orypaba, dia 23/07, teve a  abertura dos trabalhos feita pelo presidente da APRECESP, Marco Antonio de Oliveira, e do prefeito anfitrião Edson Rodrigo de Oliveira Cunha.
Boas Práticas das Estâncias 
Após a cerimônia de abertura, os presentes  puderam acompanhar duas apresentações da série: Boas Práticas no Turismo nas Estâncias Paulistas das estâncias hidrominerais de Monte Alegre do Sul, em que o prefeito Edson Rodrigo, também presidente do Circuito das Águas Paulista,  falou sobre a importância da regionalização, e o vice-prefeito de Socorro, Henrique Cézar, falou sobre a os benefícios da certificação Citta Slow.
Relatório de Atividades
A equipe técnica da entidade apresentou um vídeo com um resumo das atividades recentes que contou sobre a participação nos seguintes eventos: o 5º Conexidades – Guarujá, dias 07 e 11/06, na 5ª Feira EXPOTEL e no 9° Congresso SEHGA, dias 22 e 23/06. Além das capacitações realizadas com o SENAC sobre Elaboração de Planos de Marketing Turístico e o Programa de Aceleração dos Conselhos Municipais de Turismo da COOPTUR. E as novidades que estão por vir, como o Programa Turismo na Escola/ SENAC e a renovação do acervo de imagens (fotos e vídeos) das estâncias paulistas e o Sistema Obras Inteligentes, desenvolvido pela Destinos Inteligentes no âmbito do termo de cooperação técnica.
PL das LAVRAS
Procurada por estâncias hidrominerais com dificuldades na renovação das Lavras dos seus balneários municipais e alertada  pela SETUR-SP, a APRECESP contribuiu para a elaboração do Projeto de Lei  1815/2022, de autoria do deputado federal Geninho Zuliani, em tramitação, para permitir o aproveitamento de recursos minerais por pessoas jurídicas de direito público para fins de desenvolvimento e fortalecimento do turismo. “Compartilho com vocês mais essa grande conquista da nossa entidade. Agora, é acompanhar a tramitação do PL e quando chegar a votação em plenário, acionarmos os nossos deputados federais sobre a importância dessa matéria para o nosso turismo”, destaca Marquinho Oliveira, prefeito de Morungaba e presidente da APRECESP. 
DADETUR
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, destacou que foram liberados, de janeiro a julho, R$ 110 milhões em obras do DADETUR 2022. “Nossa meta é mais uma vez bater o recorde histórico e ultrapassar a marca de R$ 300 milhões ainda este ano”, destacou. O Conselho de Orientação e Controle (COC) recebeu 134 pleitos de estâncias, destes 12 foram formalizados. “Queremos 100% dos convênios DADETUR assinados em 2022 e para batermos esse recorde é fundamental o empenho e participação das equipes técnicas das prefeituras estância”, destaca Marquinho Oliveira, prefeito de Morungaba e presidente da APRECESP. 
Novo estatuto - Durante o evento as prefeituras associadas debateram e aprovaram por unanimidade o Novo estatuto da APRECESP.
Recepção – Na sexta-feira (22), a prefeitura de Monte Alegre do Sul preparou uma recepção de boas-vindas aos representantes das prefeituras estâncias e convidados no Clube 1º de Outubro (Centro). No dia seguinte, o almoço de encerramento aos convidados foi realizado no Clube dos XV (Bairro Jardim Heli).
1ª Damas – Tradicionalmente, ao mesmo tempo em que acontece a reunião deliberativa da entidade, a prefeitura anfitriã, no caso Monte Alegre do Sul, preparou um roteiro turístico para as 1ª Damas que visitou a Adega Peterlini, um cafezal em flor, uma plantação de morangos, a Cidade das Artes e por fim o almoço de encerramento no Clube dos XV. 

INSTAGRAM 

FACEBOOK 

+FOTOS (Flickr) 

VÍDEOS

Resumo e entrevistas: https://youtu.be/btVqJ9ItGWM  

Relatório de Atividades (Junho/Julho 2022): https://youtu.be/WZngo3CHHTU 

Projeto de Lei sobre Lavras: https://youtu.be/ekFDu91iNMI 

Boas Práticas do Turismo nas Estâncias: A importância da Regionalizacão, Edson Rodrigo, prefeito de Monte Alegre do Sul e presidente do Circuito das Águas Paulista - CICAP https://youtu.be/WU-ebAVxTVE 

Boas Práticas do Turismo nas Estâncias: Certificação Citta Slow de Socorro - Henrique Cézar, vice-prefeito de Socorro:  https://youtu.be/LNGOhPDD7uU

DADETUR 2022 - Clodomiro Júnior da SETUR/SP: https://youtu.be/eCZ1de_rrdU 

DADETUR 2022 - Prefeito Lê Braga - presidente do COC: https://youtu.be/VweKJqUIuEY  

Autor: APRECESP
Data: 24/07/2022