Realizado em Águas de São Pedro e São Pedro, encontro inédito reuniu mais de 200 participantes de 85 municípios em dois dias de painéis, oficinas e debate estratégico sobre o futuro do turismo no Estado
As estâncias de Águas de São Pedro e São Pedro receberam o INTEGRA.T — 1º Encontro de Estâncias, MITs, COMTURs e IGRs de São Paulo, realizado nos dias 22 e 23 de junho, com realização da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR/SP), em parceria com a APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), o SEBRAE, o SENAC e a AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo). Ao longo dos dois dias, o evento reuniu gestores municipais de turismo, representantes do trade integrantes dos conselhos municipais e prefeitos, totalizando mais de 200 participantes de quase 80 municípios.
Agenda para o turismo paulista
O primeiro dia, realizado no Grande Hotel Senac, em Águas de São Pedro, contou com a presença de 208 pessoas de 85 municípios, incluindo os prefeitos de Eldorado, São Pedro, Analândia e Águas de São Pedro.
O primeiro dia foi marcado por dois painéis temáticos. No Painel 1, “Contexto que Vivemos”, cinco temas estruturantes do turismo contemporâneo foram debatidos por especialistas.
Guilherme Dietze, presidente do Conselho de Turismo da FECOMERCIO, abordou tanto a economia do turismo quanto os impactos da reforma tributária para o setor. O Prof. Felipo Abreu de Oliveira, docente do SENAC, tratou de inovação, inteligência artificial e transformações tecnológicas. Eduardo Mercadante, consultor regional do SEBRAE Piracicaba, apresentou o tema das mudanças climáticas e sustentabilidade. O painel foi encerrado com a participação do Prof. Dr. Luiz Trigo, da EACH/USP, que contextualizou o papel do turismo na sociedade contemporânea.
O Painel 2, “Integração para o Desenvolvimento Territorial”, trouxe casos práticos de governança compartilhada entre COMTURs, IGRs, Estâncias e MITs. Participaram Eduardo Mielke, da Mi3lke Investimentos & Inteligência Turística; Fernando Figueiredo, docente do SENAC com experiência em governança de municípios paulistas; e Marcela Moro, secretária municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí.
Interação e co-participação para os desafios do turismo
O segundo dia, realizado ao ar livre no Parque Aramat, em São Pedro, reuniu 117 participantes de 56 cidades, com a presença dos prefeitos de Iguape, Analândia e Águas de São Pedro.
Os participantes foram divididos em grupos, aos quais foram apresentados desafios relacionados ao turismo em sua cidade ou região. Cada grupo recebeu uma “caixa de ferramentas” com programas e soluções das cinco entidades parceiras - SEBRAE, SENAC, APRECESP, SETUR/SP e AMITESP para contribuir no debate e co-criação de soluções para desafios apresentados inicialmente .
As obras do Coletivo Aramat serviram como inspiração e cenário para estimular o diálogo e a troca de informações entre os grupos.
À tarde, os grupos apresentaram suas conclusões e o encontro contou ainda com a apresentação da história do local que foi inaugurado recentemente, antes do alinhamento de próximos passos e do encerramento.
Vozes do encontro
Para a secretária estadual de Turismo e Viagens, Ana Biselli, o INTEGRA.T representa um passo decisivo na construção de uma política de turismo mais articulada no Estado. “São Paulo tem um dos patrimônios turísticos mais diversos do país, e o que fizemos aqui foi dar a esses municípios um espaço para se reconhecerem como parte de uma mesma rede. Quando governo, governança e destinos falam a mesma língua, o resultado aparece para o turista e para a economia local”, afirmou.
João Victor Barboza, presidente da APRECESP, destacou o caráter histórico do encontro para as cidades estância. “O INTEGRA.T nasce de uma convicção que guia a APRECESP: os municípios turísticos paulistas têm muito mais força quando atuam juntos. Ver prefeitos, gestores e representantes do trade sentados na mesma mesa, discutindo soluções concretas, é exatamente o que precisávamos construir”, disse.
A representante do SENAC SP, Jessica Kobayashi, ressaltou a contribuição da entidade para a qualificação dos profissionais e gestores do setor. “O SENAC acredita que capacitação e inovação andam juntas. Participar do INTEGRA.T é reafirmar nosso compromisso com um turismo paulista mais competente, mais inovador e mais preparado para os desafios que estão por vir”, declarou.
Aline Delmanto, representante do SEBRAE, enfatizou o potencial transformador do encontro para os pequenos negócios do turismo. “Os municípios que entenderam que governança é uma vantagem competitiva já estão à frente. O INTEGRA.T ajudou a plantar essa semente em dezenas de cidades ao mesmo tempo, e o SEBRAE vai estar ao lado delas para fazer isso crescer”, afirmou.
Sobre o INTEGRA.T
O INTEGRA.T — 1º Encontro de Estâncias, MITs, COMTURs e IGRs de São Paulo é uma iniciativa inédita voltada à integração dos agentes do turismo paulista, reunindo poder público municipal, instâncias de governança regional, conselhos municipais de turismo e representantes do setor privado. O mote do encontro resume sua proposta: “Integra governo. Integra a governança. Integra todos.”
Assessoria de Comunicação | APRECESP
Data: 25/06/2026