Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Aprecesp reúne prefeitos e vices eleitos em Holambra

Secretário estadual de Turismo prestigiou o evento, que contou com apresentações do Senac-SP, Investe SP, Desenvolve SP, Sebrae-SP, SPTuris e Secretaria da Fazenda.

 

Holambra (25/11) -  A “Capital das Flores” recebeu o 1º Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos das 70 Estâncias do Estado de São Paulo, organizado pela Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo. Laércio Benko, secretário estadual de Turismo prestigiou o evento que reuniu 41 prefeitos, 19 vice-prefeitos, totalizando 240 presentes, 52 estâncias representadas para debater investimentos, capacitação e promoção do turismo paulista.

Durante o dia, diversos painéis foram realizados, entidades de ensino e capacitação, como o Senac-SP, fizeram apresentações, assim como, empresas de fomento como Investe SP e Desenvolve SP, integrantes da secretaria de Turismo falaram sobre leis de fomento e investimentos na infra-estrutura turística das estâncias. 

A mesa de abertura foi formada pelo presidente da Aprecesp e prefeito de Bertioga, José Mauro Orlandini, o nosso anfitrião Fernando Fiori, vice-presidente da Aprecesp e prefeito de Holambra, Laércio Benko, secretário de Turismo do Estado, além dos ex-presidentes da entidade, Herculano Passos, atualmente deputado federal, Antônio Colucci, prefeito de Ilhabela, e André Bozola, prefeito de Socorro.

 

Investimentos estaduais  

O primeiro painel teve uma apresentação sobre o funcionamento geral da Secretaria de Turismo feita pelo próprio Laércio Benko, que também falou sobre a função do COC - Conselho de Orientação e Controle. Antônio Serralha, assistente técnico da Secretaria da Fazenda e representante no COC, explicou como funciona o Dadetur – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos e o Fumtur - Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos (oriundos da Lei 16.283/16), além de tratar das providências necessárias, impostas pela Lei 1.261/2015, que estabeleceu o ranqueamento das estâncias paulistas e institui os Municípios de Interesse Turístico. 

 

Turismo e Desenvolvimento

Jessica Kobayashi Corrêa, da Gerência de Desenvolvimento do Senac - SP, apresentou a palestra ”O Turismo como Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social Turismo”. Observatório de Turismo das Estâncias Paulista foi apresentado por Andrezza Serra, analista de Pesquisa e Inteligência de Mercado do Observatório de Turismo e Eventos da SP-TURIS.

 

Aprecesp em foco 

Depois foi a vez do gerente executivo, Fernando Zuppo, fazer um breve apresentação sobre as atribuições e atividades desenvolvidas pela atendidas, tais como: a assessoria às estâncias; a participação no COC e no Conturesp - Conselho de Turismo do Estado de São Paulo; a capacitação de gestores públicos; Acessibilidade; Turismo Rural, Press trips, Blog trips e Fam tours. O responsável pela Comunicação da entidade, Gabriel Pitta, tratou das ações impressas e/ou digitais de divulgação e promoção das estâncias. A participação em feiras e eventos, rodadas de negócios e parcerias com o trade foi abordada pela gerente de Relações Institucionais, Lorraine Lopes. 

 

Agências de Fomento 

Após o almoço, foram realizadas palestras do Investe SP, feita por Thiago Messena, analista de Relações Internacionais, Nelson Hervey Costa, gerente de Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-SP, Pedro Magyar, superintendente da Desenvolve SP, e por fim a apresentação do “case de sucesso” de Brotas pelo prefeito Du Barreto, também presidente do COC.  Durante o evento, os presentes receberam uma foto montagem com belas imagens de Holambra para guardar de recordação. 

 

Fotos - Flickr

Autor: 1
Data: 25/11/2016