Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Ubatuba é referência em birdwatching

Além de belas praias e de ser um cenário propício para a prática de vários esportes, Ubatuba é referência quando se trata de observação de aves. A cidade abriga 565 espécies de aves, o que representa 5% de todas as espécies do mundo.

Segundo o ICMBio, o termo birdwatching surgiu na América do Norte, no início do século XX, definido como o hobbie de observar pássaros em seu habitat natural, sem alterar o ambiente ou o comportamento em que vive.

A prática, que exige paciência e olhares atentos, começou a se tornar uma atividade turística nos anos 60, quando muita gente descobriu o prazer de visitar lugares remotos para assistir ao comportamento das aves.

De acordo com o ornitólogo amador Carlos Rizzo, além da diversidade da flora que compõem a vegetação em Ubatuba, outra explicação para a grande quantidade de espécies de aves presentes no território ubatubense é o clima. “Em Ubatuba, não temos 15 dias seguidos com o mesmo tempo e temperatura. Isso tudo resulta numa oferta de alimentos para as aves encontrável em poucos lugares do Brasil”, afirmou.

Ele ainda comentou que, a cada ano, cresce o número de turistas que busca o município como destino com esse objetivo. Alguns dos locais indicados para a prática são: Fazenda Angelim, Fazenda Capricórnio, Sertão do Cambucá, Sitio Folha Seca e torre de observação de aves no Quilombo da Fazenda.

Rizzo ainda lembrou que, para garantir a segurança e encantamento, a recomendação é sempre contratar um guia especializado por meio das agências da cidade.

LEIA+
Autor: Tamoios News
Data: 26/01/2024