Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Ilhabela: roteiro une praia, cachoeira e história
Praia do Pinto, cachoeira Três Tombos e Museu Náutico

Ilhabela é um arquipélago cheio de atrativos, por isso elaboramos um roteiro com praia, cachoeira e o novo Museu Náutico.  
Praia do Pinto - Um local extremamente calmo, de águas claras e muita vida marinha para se apreciar.
Sua faixa de areia é pequena, possui aproximadamente 400m de extensão e para chegar até lá é preciso entrar em uma rua de condomínio residencial. A praia do Pinto está Localizada ao norte da Ilha, distante da balsa em 12 km.
Suas vizinhas são as praias da ponta Azeda e a praia da Armação. O local que já foi uma colônia de pesca hoje é mais utilizado por casas de veraneio. Mesmo assim, é uma praia que não oferece estrutura turística, o que faz dela um lugar tão tranquilo.
Ótimo ponto para mergulhar com snorkel e remar de stand up, além é claro, de simplesmente apreciar a grande quantidade de corais e tartarugas que vivem por ali.
Conheça a Trilha da Cachoeira Pancada d’Água 
O Parque Estadual de Ilhabela é um Parque-Arquipélago, criado em 1977 e engloba 85% do município de Ilhabela, a ilha de São Sebastião, sede do município, as ilhas dos Búzios, da Vitória, entre outras formações, totalizando 27.025 hectares.
São praias exuberantes. Cristas e picos de montanhas com mais de 1.300 metros de altitude cobertos de floresta. Milhares de córregos e riachos que se lançam pelas encostas em mais de 250 cachoeiras de todos os tamanhos.
A Cachoeira Pancada d’Água é mais conhecida como “Cachoeira dos três Tombos”. Uma trilha curta e de fácil acesso, próximo à Praia da Feiticeira, no sul da ilha.
É chamada também de Três Tombos, pois são três quedas d’água que formam o complexo. Ideal para quem quer caminhar pouco, tomar um banho e ter a experiência de caminhar em meio à Mata Atlântica preservada.
Dados Técnicos da Trilha: 
Extensão: Até 1 km
Perfil Altitudinal: De 76 até 100 metros
Percurso: Até 1h
Dificuldade: Moderada
Monitoria: Obrigatória
Características Ambientais: Floresta Estacional Semidecidual
Para mais informações ou agendamento de monitoria entre em contato com a equipe do Parque Estadual.
Telefone: 12 3896-2660 ou no e-mail: pe.ilhabela@fflorestal.sp.gov.br
Novo Museu Náutico
A Prefeitura de Ilhabela inaugurou o novo Museu Náutico de Ilhabela, no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, centro histórico da cidade.
O Museu Náutico de Ilhabela exibirá uma coleção de peças provenientes de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, além de 21 painéis com informações e imagens dos naufrágios e um painel de seis metros com a linha do tempo indicando naufrágios desde 1825 até 1990.
Também apresentará a história dos faróis costeiros de Ilhabela, como o Farol Ponta do Boi, de 1900 e maquetes de embarcações.
Outra atração do Museu será a exposição sobre os naufrágios, resultado da recente pesquisa do historiador e arqueólogo Plácido Cali, que traz novos dados e imagens dos naufrágios e organiza as informações com base em documentação recolhida no Arquivo Público do Estado de São Paulo, Museu da Imigração, Porto de Santos, Arquivo do Tribunal Marítimo da Marinha do Brasil, Museu Marítimo de Barcelona, Biblioteca Náutica da Universidad de La Laguna (Espanha), Tyne & Wear Archives & Museums, Museu Nacional do País de Gales e outros.
Naufrágios em Ilhabela
No arquipélago de Ilhabela há registro de 16 embarcações naufragadas e documentadas, além de mais 12 que necessitam confirmação, e várias outras desconhecidas, encontradas por mergulhadores.
Cronologicamente, as documentadas situam-se entre os anos de 1882 e 1990. Quase metade das embarcações naufragou entre 1900 e 1920. Entre elas, está o navio “Príncipe de Astúrias”, que naufragou em 1916.
Os incidentes com as embarcações muitas vezes foram resultado de fortes tempestades e a baixa visibilidade devido à falta de faróis costeiros, ou até mesmo a colisão entre os barcos.
Entretanto, outro fator foi a presença de magnetita nos afloramentos rochosos. Trata-se de um mineral magnético formado por óxido de ferro, cuja presença interferia e descompensava as agulhas das bússolas utilizadas até o início de 1990.
Sobre o prédio
Em outubro do ano passado (2022), um dos ícones da arquitetura local e peça fundamental da história da cidade, a antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela voltou a ser administrado pela Prefeitura de Ilhabela.
A antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela é um edifício antigo, localizado no centro histórico da cidade. Construído em 1914, antigamente no andar térreo funcionava uma cadeia e, no superior, havia o Fórum da cidade. Seu estilo tem como principal característica a arquitetura eclética. Atualmente, ele é tombado pelo Governo e considerado patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.
Serviço: O Museu Náutico de Ilhabela fica localizado na Praça Coronel Julião, 115, na Vila, centro histórico da cidade.

Veja mais
Autor: Tamoios News
Data: 26/10/2022