Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Cruzeiro recebe evento sobre Turismo Ferroviário
#APRECESP Os desafios do planejamento e da gestão de ferrovias em destinos turísticos foi o pano de fundo de mais um encontro temático promovido pela Aprecesp-Turismo Paulista em parceria com a ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, no dia 26/11, no belo Teatro Capitólio, em Cruzeiro/SP.

 

O evento começou com uma visita técnica nas futuras instalações do Museu Ferroviário, ocasião em que o prefeito anfitrião, Thales Gabriel, anunciou o lançamento das obras para a recuperação do trecho ferroviário Cruzeiro – Passa Quatro.

 

Depois começaram as palestras, a primeira de Rodrigo Lopes Barbosa Leste, da Associação Estrada de Ferro Sorocabana, abordou a implantação do “Trem dos Operários” entre Sorocaba e Votorantim. Depois foi a vez de ouvir Maurício Trindade apresentar um modelo público para o Turismo Ferroviário, com o “Expresso Turístico" da CPTMCompanhia Paulista de Trens Metropolitanos. O presidente da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Bruno Sanches, falou sobre os trens turísticos da entidade em operação e os planos futuros. Tratar sobre o desenvolvimento econômico regional a partir de um trem de turismo, foi o tema da palestra de Ivana Helena Zamuner Spir, da Serra Verde Express (Curitiba/PR). O representante da ANPF – Associação Nacional de Preservação Ferroviária e professor do IFSP – Instituto Federal São Paulo, Fábio Fumaça, falou sobre o Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo. E por fim, o representante da Secretaria de Estado do Turismo, Luiz Sobrinho, falou sobre o modal ferroviário e a sua importância para o turismo.

 

O próximo encontro temático promovido pela Aprecesp-Turismo Paulista será sobre CicloTurismo, no próximo dia 12 de dezembro, em Ilha Comprida/SP.

 

Autor: 1
Data: 26/11/2019