Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Itu: Cidade dos Exageros está repleta de atrações
Visita ao Mercadão Municipal e passeio de Trem Republicano pelas belas paisagens da região

Toda vez que alguém fala de Itu, a primeira coisa que vem à mente é o enorme orelhão na Praça da Matriz e os grandes semáforos espalhados pelo município, não é mesmo?
Os visitantes costumam fazer fotos exatamente nesses pontos, que entre outros já se tornaram atração na famosa “cidade dos exageros”, como é conhecida em todo o interior paulista.
E sabe por que ela ficou popular assim? Por causa do humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, que interpretava o caipira “Simplício”. Nos anos 60, ele costumava contar histórias sobre sua terra natal de forma bem exagerada.
Essa brincadeira percorreu tantos lugares que acabou atraindo turistas curiosos em ver de perto os objetos gigantes de Itu. Além disso, a cidade também ficou conhecida por ser o berço da República Brasileira com a Convenção Republicana do Brasil, em 1873.
Para quem quiser relembrar esse fato marcante da história pode embarcar no Trem Republicano que confere uma verdadeira viagem no tempo. O Marcão fez um passeio nele e passou pelas estações que compõem a rota turística entre Salto e Itu. No final, ele aproveitou para visitar o Mercado Municipal. Veja no vídeo

Passeios de trem  
O Trem Republicano reserva diversos passeios com preços acessíveis e muita animação. O primeiro deles é o Trem Republicano com café da manhã. Os passageiros podem desfrutar de uma deliciosa refeição matinal no restaurante Stazione Itu, anexo à Estação Ferroviária, com mesas ao ar livre. O embarque é feito ali mesmo, seguindo viagem para a Estação Ferroviária de Salto.
Já no passeio Trem Republicano: Ida e Volta com Almoço, os passageiros embarcam na estação de Salto ou Itu e podem curtir a viagem pelas belas paisagens, que dura cerca de uma hora. A diversão conta ainda com apresentações artísticas dentro do trem, além de um delicioso almoço no restaurante anexo à estação de Salto.
Para quem deseja fazer um tour com mais atrações, tem o passeio Trem Republicano e Parque Maeda, que faz um transfer da estação de Salto para o complexo de lazer. Lá, existe um lugar para pesca esportiva, parque aquático, teleférico, passeios a cavalo, playground, trenzinho, arvorismo e muito mais.
E pra encerrar, tem o passeio Trem Republicano, Tour Histórico e Sítio Tour, com partida na estação de Itu para Salto e saída da estação de Salto para vários lugares, como o Monumento de Monte Serrat, o Memorial do Rio Tietê, o Centro Histórico de Itu e o Parque Geológico do Varvito, um verdadeiro monumento geológico visitado por mais de 500 mil pessoas por ano. No final, os passageiros fazem um “Sítio Tour” na Chácara do Rosário, uma mansão preservada com arquitetura bandeirante, criação de cavalos e uma natureza exuberante aos olhos.

Pontos turísticos
Itu ainda guarda locais incríveis para visitar. Um deles é a Fábrica São Luiz. Inaugurada em 1869, foi construída com o capital de um grupo local e ampliada no final do século 19, com o projeto do engenheiro Artur Sterry, da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro. Hoje, o espaço abriga lojas e espaços culturais destinados a exposições, teatros, festas e eventos. Fica na Rua Paula Souza, 492, no Centro.
Outro ponto é o Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO). Construído sob o projeto de Ramos de Azevedo, o prédio foi inaugurado em 1924, sob à herança deixada por Joaquim Bernardes Borges, falecido em Portugal, após ter morado por longos anos em Itu. Está localizado num terreno arborizado, na Praça Conde de Parnaíba, 83, no Centro.
E próximo dali está o Mercado Municipal, o famoso Mercadão. Também projetado por Ramos de Azevedo e inaugurado no início do século 20, o espaço foi totalmente revitalizado pela prefeitura, que pretende transformá-lo num polo gastronômico para toda a população. Fica na Praça da Bandeira, 104, no Centro. É aberto de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h; às sextas-feiras, das 8h às 22h; aos sábados, das 8h às 15h e aos domingos e feriados, das 8h às 12h.
Além dessas opções, vale a pena conhecer outros lugares, como o Museu Republicano, o Museu da Energia, a Cidade da Criança e ainda desfrutar de várias programações para se fazer em Itu com a família e amigos.

Veja mais
Autor: GSHOW
Data: 27/03/2022