Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Cananeia conserva história e natureza
Cidade no litoral sul paulista é ideal para quem busca tranquilidade

Reconhecida por seu valor natural, histórico e cultural, a cidade de Cananeia atrai muitos turistas que buscam destinos tranquilos para descansar.

A ilha tem uma localização privilegiada no complexo estuarino lagunar, o Lagamar, que reúne importantes ecossistemas de fauna e flora diversificadas.

Cananeia é considerada por alguns historiadores portugueses e espanhóis a cidade mais antiga do Brasil, cinco meses antes da fundação de São Vicente (SP), porém não há documentação oficial que comprove.

A região é um dos maiores berçários de vida marinha do País. Além da exuberância natural, a ilha de Cananeia guarda resquícios da história do Brasil colonial em suas ruas e conjuntos de casarios históricos tombados.

A cultura caiçara também resiste nas práticas tradicionais da pesca artesanal, na arte culinária, no artesanato e demais expressões originais dos moradores.

E um dos locais mais preservados é a Ilha do Cardoso, na Bahia de Trapandé. Ocupa uma área de 13,6 mil hectares, onde são encontrados vários tipos de vegetação da Mata Atlântica.

A ilha conseguiu se manter quase intocada, devido ao acesso nada fácil, feito por meio de escunas e voadeiras (pequenas lanchas), até as comunidades.

A ilha tem seis comunidades tradicionais, sendo a mais desenvolvida, a do Marujá, que oferece passeios com os monitores ambientais. As famílias tradicionais que moram na ilha também buscam a preservação do lugar, respeitando as regras do parque estadual.

LEIA+
Autor: Jornal Cruzeiro
Data: 28/01/2024