Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Pessoas com deficiência terão acesso a trilhas em Bertioga
Cadeiras Julietti devem garantir acessibilidade às trilhas da cidade; a secretaria de Turismo e Cultura e cerca de 10 condutores de turismo passaram por treinamento específico para o uso destes equipamentos.

Bertioga oferecerá a oportunidade para pessoas com deficiência (PcDs) ou mobilidade reduzida desfrutarem de trilhas e do contato direto com a natureza. Esta semana, a prefeitura anunciou que está prestes a receber cadeiras Julietti, especialmente desenvolvidas para o transporte de PcDs.

Na terça-feira (18), a secretaria de Turismo e Cultura e cerca de 10 condutores de turismo passaram por um treinamento específico para o uso destes equipamentos. A atividade foi conduzida pelo Núcleo de Novos Negócios e Parcerias da Fundação Florestal, na base da Trilha do Guardião localizada no município de Salesópolis, dentro do Parque Estadual Serra do Mar/ núcleo Padre Dória.

O chefe de Ecoturismo de Bertioga, Aluízio Durço, destacou que além de capacitar os condutores de turismo para receberem pessoas com deficiência, o treinamento enfatizou a importância de tornar as trilhas e as áreas naturais da região acessíveis a pessoas com deficiência visual, motora, intelectual e outras.

“A importância deste treinamento é a abertura para a participação de um público carente de opções de passeios em áreas naturais dentro do estado de São Paulo, principalmente próximos à capital paulista. O treinamento abordou temas como: entender as diferentes deficiências e como conduzir as pessoas com deficiências em trilhas”, explicou Aluízio.

O chefe de Ecoturismo ressaltou que a Secretaria de Turismo e Cultura está em processo avançado para receber as cadeiras Julietti, que são fornecidas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Segundo Aluízio, os trâmites para a aquisição dos equipamentos estão em fase final. “Durante o treinamento também foi solicitado para a Fundação Florestal realizar um treinamento específico para os condutores de turismo de Bertioga, visando a capacitação dentro das características das trilhas bertioguenses”, finalizou o chefe de Ecoturismo.

LEIA+
Autor: Costa Norte
Data: 28/07/2023