Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Circuito das Montanhas em Águas de Lindóia
Percurso de 8 km pode ser realizado por meio de caminhadas, de bicicleta, à cavalo ou veículos

A estância de Águas de Lindoia oferece uma ótima opção de passeio para  turistas e moradores durante as manhãs e tardes com céu claro, característica predominante da estação do outono, na qual estamos neste mês de maio. Com um percurso de, aproximadamente, 8 km de extensão, o Circuito das Montanhas pode ser realizado de diversas formas e apresenta uma bela vista do pôr do Sol a cerca de 1.480 metros de altura.
Com início na Praça Adhemar de Barros, localizada na região central da estância, o passeio pode ser feito a pé, com bicicletas, a cavalo ou com veículos. Segundo o secretário de Turismo de Águas de Lindoia, Lauro Sérgio Franco, o percurso deve ser realizado pela manhã, caso o visitante prefira a modalidade da caminhada para percorrê-lo.
Após pouco mais de um quilômetro, é possível visualizar a represa do Cavalinho Branco, onde tem início a parte rural do passeio. Em seguida, o visitante chega ao Recanto do Nefelibatas e consegue subir até a fazenda do Morro Pelado. Apesar de se tratar de um empreendimento turístico particular, ela dá acesso ao cume do Morro Pelado.
Com 1.480 metros de altitude, o Morro Pelado oferece uma vista panorâmica de todo o Circuito das Montanhas, além da possibilidade de avistar o sul do estado de Minas Gerais, o Pico do Jaraguá, em São Paulo, e a Pedra do Baú, através de binóculos. No final da tarde, o secretário Lauro Sérgio Franco afirma que o cume proporciona uma bela vista do pôr do Sol, uma vez que é o ponto mais alto da região. 
O percurso continua com a descida pelo bairro dos Coutos, com passagem pelo bairro do Brejal, chegando até o Vacance Hotel. Através da avenida, que está sendo reformada a partir de um projeto de paisagismo, é só seguir por mais um quilômetro de percurso, até chegar à Praça Adhemar de Barros novamente.
"É um percurso fantástico para se fazer, principalmente com esse tempo começando a esfriar um pouquinho, porque o tempo fica mais seco e o céu fica muito azul lá em cima e aí fica maravilhoso. É um passeio diferenciado para os turistas", relata o secretário de Turismo da estância.
De acordo com Lauro Sérgio Franco, a rota completa do Circuito das Montanhas é demarcada. Além disso, a estância oferece guias que trabalham no Ponto de Informações Turísticas (PIT), que funciona na Praça Adhemar de Barros, aos sábados e domingos, das 9h às 17h30.

 

Veja mais
Autor: A CIDADE ON
Data: 28/12/2021