Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Saiba como visitar o polo astronômico de Amparo (SP)
O espaço abriga o maior telescópio aberto ao público do Brasil.

As férias escolares estão batendo à porta e já é hora de programar aquele passeio com as crianças. Que tal levá-las para contemplar o céu? A dica é visitar o Polo Astronômico de Amparo, a 138 km da capital paulista.

O espaço abriga o maior telescópio aberto ao público do Brasil. O instrumento tem 650 milímetros (mm) de abertura.

Outros telescópios desse porte existentes no país são exclusivamente dedicados a pesquisas, sem que os visitantes possam utilizá-los para a observação do céu.

Estrutura do polo astronômico de Amparo

Além do telescópio de 650 mm de abertura, o Polo Astronômico de Amparo reúne outros equipamentos, todos disponíveis durante as sessões públicas, aos sábados, e às visitas escolares previamente agendadas.

A unidade astronômica é equipada com mais três telescópios refletores de 360 mm, 340 mm e 200 mm de abertura, um refrator de 150 mm e ainda dois instrumentos para a observação solar.

Também faz parte do Polo Astronômico de Amparo um moderno planetário digital, montado em uma ampla sala de projeções com domo de oito metros.

O local é usado para simulações de céu estrelado e projeções hemisféricas com alto grau de imersão.

Como chegar

O Polo Astronômico, com área de 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015, a cerca de 1.000 metros de altitude.

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso no km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho.

As sessões públicas ocorrem todos os sábados às 19h e às 21h15, com duas horas de duração cada. Os ingressos custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia entrada) e devem ser comprados com antecedência pela internet (clique aqui). Não há bilheterias no local.

Durante a semana são realizadas sessões especiais para grupos escolares e de outros segmentos previamente agendados.

Em dias chuvosos ou com céu fechado as sessões são mantidas, mas a programação sofre alterações. As observações com telescópios são substituídas por outras atividades.

LEIA+
Autor: Catraca Livre
Data: 28/12/2023