Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

A menor cidade de São Paulo: Águas de São Pedro
Conheça os encantos de Águas de São Pedro, menor município de SP e segundo menor do Brasil, com apenas 3,64km² de área.

A apenas duas horas da agitada metrópole de São Paulo, está Águas de São Pedro. O menor município do estado em extensão territorial e o segundo menor do Brasil possui apenas 3,64 km² de área.

Apesar de seu tamanho compacto, sua história é merecedora de grande destaque. Afinal, é a única cidade brasileira projetada e construída com a finalidade de ser uma estância hidromineral.

A história de Águas de São Pedro

No site oficial da Câmara dos Vereadores de Águas de São Pedro, a cidade é definida como “diferente”. Isso porque, “aqui, nada é fruto do acaso, mas sim consequência de um moderno e inovador projeto visando sua implantação”.

O município foi criado apenas em 1948, quando foi emancipado do já então existente São Pedro. Porém, a história da estância começa 28 anos antes.

Isso porque, Águas de São Pedro começa a nascer quando o seu fundador, Dr. Octavio Moura Andrade, descobre as propriedades medicinais das fontes de água mineral da região.

Em 1935, Octavio Moura Andrade solicita análises das águas minerais ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP. Essas análises tiveram seus resultados finais publicados no Boletim 26 de outubro de 1940, após quatro anos de repetidas experiências.

Após a comprovação dos resultados das primeiras análises sobre a qualidade das águas, Moura Andrade inicia a compra das terras necessárias para a implantação da nova estância de Águas de São Pedro.

Assim, 1.600 hectares foram adquiridos para a construção de uma nova cidade nas proximidades do local da fonte da “Juventude”, a cerca de 8 km de São Pedro.

Atrações Turísticas e Belezas Naturais

Hoje em dia, Águas de São Pedro faz parte de um dos é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais.

Conhecida por suas águas termais e com propriedades medicinais, atrai turistas em busca de relaxamento e bem-estar.

O município conta com modernos spas que oferecem uma ampla gama de tratamentos terapêuticos e atividades de lazer.

Na Fonte da Juventude, encontra-se a segunda água do mundo e a primeira das Américas em teor de sais de enxofre. O uso oral ou banhos de imersão são bons para o tratamento de reumatismo, diabetes, alergia, asma, colites, moléstias da pele, intoxicação e inflamação.

Além disso, o contato com a natureza é uma constante em Águas de São Pedro. Afinal, a pequena cidade conta com belos parques e jardins que proporcionam momentos de contemplação e tranquilidade.

O Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade, por exemplo, é um local ideal para caminhadas e piqueniques, além de contar com uma área de recreação infantil.

Já o Parque das Águas é um verdadeiro refúgio natural, com trilhas, lagos e uma rica flora e fauna.

Com uma população de aproximadamente três mil habitantes, é um lugar onde é possível desfrutar de um ritmo de vida mais tranquilo e acolhedor.

Por isso, se você está em busca de um refúgio tranquilo, cercado por belezas naturais e com uma atmosfera aconchegante, Águas de São Pedro é o destino perfeito.

Localizada a apenas duas horas da cidade de São Paulo, essa encantadora cidadezinha oferece uma experiência única, onde é possível relaxar nas águas termais, explorar parques e jardins, desfrutar da culinária local e se desconectar do ritmo agitado da vida urbana.

LEIA+
Autor: São Paulo Secreto
Data: 31/07/2023