Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

São José do Barreiro atrai praticantes de voo-livre
Estância oferece vista para divisa entre três estados

É em São José do Barreiro que está situada uma das rampas de voo livre preferidas de praticantes de asa delta e parapente. Além da vista surpreendente, o local atrai praticantes experientes e que apenas querem viver a emoção pela experiência de avistar a divisa entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Todos os anos, a cidade do Vale Histórico reúne centenas de pilotos para praticarem o voo no que já é chamado de “Encontro dos Carcarás”, uma referência à ave de rapina por sua dinâmica similar de pouso e ataque à presa. Os praticantes se reúnem na região central da cidade e seguem por um trecho de 21 quilômetros até a rampa, no Parque Nacional da Serra da Bocaina. 
A uma altura de 1.700 metros, o sobrevoo permite enxergar a Mata Atlântica e, em condições favoráveis de visualização, até o mar de Angra dos Reis. A aventura é intensificada pelo nível de dificuldade grau três, categorizado pelas fortes correntes térmicas. O desnível para o pouso é de 1.100 metros e a descida ocorre a distâncias entre seis e oito quilômetros com o resgate nos pontos oficiais.
O local é referência para pilotos do Brasil inteiro. Os mais experientes fazem voos com descida até em Angra e pouso em plena praia.
Atividade turística
Para quem não tem equipamentos ou qualquer prática com o esporte, mas queira ter esta experiência, o voo duplo é conduzido por pilotos. Chamado de “voo prego”, dura cerca de 20 minutos.
Geralmente os voos ocorrem aos finais de semana, com agendamento prévio. É necessário ter condições favoráveis de clima e o turista recebe instruções prévias de segurança para fazer o voo acompanhado do instrutor”, afirma Jairo Rodrigues, piloto do voo livre em Barreiro.

Veja mais
Autor: Guarulhos Hoje
Data: 31/10/2022