Roteiro do Café no Centro Histórico de Santos
OO Blog do Baena traz um pequeno roteiro com cinco boas dicas para tomar um cafezinho no Centro Histórico. Vale a pena conferir.
Uma das mais consumidas e amadas do mundo, a bebida também é grande propulsora do crescimento da cidade de Santos e da economia brasileira. Até hoje, o País é considerado o maior produtor e exportador do café, seguido de Vietnã e Colômbia.
Na virada do século 19 para o século 20, essa influência econômica era ainda maior, principalmente em Santos, com a inauguração da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em 1867, que escoava o café produzido no Interior paulista para o Porto de Santos.
A partir daí, a cidade entrou em uma espiral de desenvolvimento que culminou com a implementação de uma rede de negócios, gerando renda e empregos, além da modernização e povoamento de Santos.
Mais do que produzir, o Brasil também é um grande consumidor do café, só ficando atrás dos Estados Unidos no Mundo, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). E os santistas não fogem à regra.
São diversas opções de locais para apreciar a bebida na cidade. Por isso, nesta data especial, o Blog do Baena traz um pequeno roteiro com cinco boas dicas para tomar um cafezinho no Centro Histórico. Vale a pena conferir.
Museu e um Bom Café
Uma visita ao Centro Histórico é uma oportunidade única de aprender muito sobre nosso passado e apreciar um bom café. O ponto de partida, é claro, é do Museu do Café. Inaugurado em 07 de setembro de 1922 – no centenário da Independência do Brasil -, era ali que ocorriam as negociações e se fechava o preço da saca diariamente. Os pregões foram realizados até a década de 1950, sendo transferidos para a Capital a partir daí. Hoje, o local possui um acervo que proporciona ao visitante a oportunidade de viajar no tempo e aprender sobre o chamado “ouro verde”.
A Cafeteria do Museu é parada obrigatória para os apreciadores da bebida. Localizada no andar térreo, é possível se deliciar com tipos que vão desde o café tradicional a uma diversidade de opções que incluem cafés de várias regiões produtoras.
Um dos administradores da cafeteria do museu, Guilherme Mauri da Costa Rema Alves conta qual é a melhor pedida para quem quer apreciar um cafezinho no espaço. “O café mais democrático que nós temos é o Blend do Museu, que é a torra média, um blend do sul de Minas e Alta Mogiana. É bem democrático, encorpado, doce, sem amargor.”
Já para quem quer uma experiência mais gourmetizada, ele indica os cafés fermentados. “No momento nós temos três, mas o ideal é pedir o auxílio do barista, que pode ajudar a escolher o mais adequado a cada paladar.”
São muitas opções de cafés quentes e gelados.
Onde: Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95, Centro (www.museudocafe.org.br)
Rei do Café
E se tem um lugar em Santos que representa a história do café e da cidade, com toda certeza estamos falando do Rei do Café. Fundado no mesmo dia que o Santos Futebol Clube e na mesma data em que se comemora o Dia do Café. O local é um dos mais adorados pelos turistas e fãs da bebida.
É possível experimentar uma enorme variedade de cafés, mas o patriarca da família que administra o tradicional empreendimento, José Reinaldo Rema Alves, indica o café Catuaí Amarelo. “Ele é docinho, tenho certeza que vai surpreender e agradar todos que experimentarem.”
Onde: Rua Gonçalves Dias, 34/36, Centro (www.reidocafe.com.br)
Santos Best Coffee
E até quem visita o Palácio José Bonifácio (sede da Prefeitura de Santos) tem uma boa opção para apreciar a bebida que tanto representa a cidade. Trata-se da cafeteria Santos Best Coffee, localizada no quinto andar do Paço Municipal (que data de 1939), que ainda proporciona uma bela vista aérea do Centro Histórico.
No espaço é possível provar um café servido em torra artesanal, uma seleção especial, tipo exportação, da Santos Best Coffee, empresa criada há mais de 70 anos pela família Wolthers, do ramo de classificação e corretagem do produto.
Onde: 5º andar do Paço Municipal – Praça Visconde de Mauá, s/nº, Centro (www.santosbestcoffee.com)
A Musical
Fundada em 1937, A Musical é, há 86 anos, um dos pontos preferidos dos santistas que amam música. Mas, há seis anos, os amantes de instrumentos, discos e CDs ganharam a companhia dos bons e velhos cafezinhos. “A intenção era justamente juntar as duas paixões do santista, o café e a música”, conta Márcia Pedroso, responsável pelo estabelecimento.
O mais interessante é que as bebidas possuem nomes de artistas da música. “A mais pedida hoje é uma bebida gelada feita com café chamada Beyoncé”, completa Márcia. Com sorvete, café, chantilly e canela, não é por acaso que a bebida faz tanto sucesso no local quanto a cantora na cena musical.
Onde: Praça Visconde de Mauá, 25, Centro (Instagram: amusicalsantos)
Café Carioca
Outra marca tradicional da cidade, que praticamente se tornou um símbolo de Santos, é o Café Carioca. Inaugurado em 1939, o local é um dos mais importantes pontos de encontro dos santistas que visitam o Centro, uma parada obrigatória para qualquer pessoa que ama a tradição e os quitutes do estabelecimento.
O local é conhecido pelos pastéis, mas é impossível passar pelo endereço sem ver pessoas encostadas ao balcão apreciando a bebida preferida dos brasileiros. Se for comer um pastelzinho no Carioca, lembre-se de pedir um café para acompanhar. Fica a dica!
Onde: Praça Visconde de Mauá, 1, Centro (www.cafecarioca.com.br)