A história da cidade de Aparecida se confunde com a da imagem da Padroeira, que deu origem à toda essa trajetória de fé e devoção.
Três pescadores retiraram com suas redes, do Rio Paraíba do Sul, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem que apareceu das águas ficou abrigada durante anos na casa de um dos pescadores, até que, em 1745, foi construída uma capela no Morro dos Coqueiros.
Os frequentes relatos de milagres atribuídos à santa fizeram com que fosse criada uma freguesia de Guaratinguetá, batizada de Aparecida. Devido à intensa peregrinação de fiéis, a capela foi ampliada e, em 1888, Nossa Senhora Aparecida e a Vila de Aparecida ganharam uma igreja maior, conhecida hoje como Basílica Velha ou Matriz Basílica.
Em 1928, a Terra da Padroeira finalmente conseguiu sua emancipação de Guaratinguetá, e sua história de fé prosseguiu com a construção, em 1955, do Santuário Nacional, segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo.
Destaque no cenário turístico do Brasil, Aparecida é conhecida como “Capital Mariana da Fé” e recebe anualmente milhões de visitantes, se constituindo no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.
Principais atrações - Santuário Nacional, Matriz Basílica, Porto Itaguaçu, Morro do Cruzeiro, Passarela da Fé, Igreja de São Benedito, Seminário Bom Jesus, Mirante da Santa, Passeio de Balsa, Teleférico, Memorial Redentorista e do Padre Vítor Coelho, Mirante das Pedras, Aquário, Igreja de São Geraldo, Centro de Apoio ao Romeiro, Feira Livre, Presépio.
Secretaria de Turismo: (12) 3105-1806
Centro de Apoio ao Romeiro: (12) 3104-1000
Rodoviária: (12) 3105-2285
Santuário Nacional: (12) 3104-1000