Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Estâncias

Aparecida
Apresentação

A história da cidade de Aparecida se confunde com a da imagem da Padroeira, que deu origem à toda essa trajetória de fé e devoção.

Três pescadores retiraram com suas redes, do Rio Paraíba do Sul, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem que apareceu das águas ficou abrigada durante anos na casa de um dos pescadores, até que, em 1745, foi construída uma capela no Morro dos Coqueiros. 

Os frequentes relatos de milagres atribuídos à santa fizeram com que fosse criada uma freguesia de Guaratinguetá, batizada de Aparecida. Devido à intensa peregrinação de fiéis, a capela foi ampliada e, em 1888, Nossa Senhora Aparecida e a Vila de Aparecida ganharam uma igreja maior, conhecida hoje como Basílica Velha ou Matriz Basílica.

Em 1928, a Terra da Padroeira finalmente conseguiu sua emancipação de Guaratinguetá, e sua história de fé prosseguiu com a construção, em 1955, do Santuário Nacional, segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo.

Destaque no cenário turístico do Brasil, Aparecida é conhecida como “Capital Mariana da Fé” e recebe anualmente milhões de visitantes, se constituindo no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

Principais atrações - Santuário Nacional, Matriz Basílica, Porto Itaguaçu, Morro do Cruzeiro, Passarela da Fé, Igreja de São Benedito, Seminário Bom Jesus, Mirante da Santa, Passeio de Balsa, Teleférico, Memorial Redentorista e do Padre Vítor Coelho, Mirante das Pedras, Aquário, Igreja de São Geraldo, Centro de Apoio ao Romeiro, Feira Livre, Presépio.

Receptivo

Secretaria de Turismo: (12) 3105-1806

Centro de Apoio ao Romeiro: (12) 3104-1000

Rodoviária: (12) 3105-2285

Santuário Nacional: (12) 3104-1000

Segmentos Turísticos
Estudos e Intercâmbio Negócios e Eventos Religioso Saúde Social Cultural
Canais oficiais de Aparecida
Basílica Antiga

Inaugurada em 24 de junho de 1888, por Dom Lino de Carvalho, bispo de São Paulo, a igreja hoje conhecida como Basílica Velha é um dos grandes patrimônios históricos de Aparecida e um dos símbolos do centro histórico da cidade.
Bondinhos Aéreos de Aparecida

Depois de uma viagem pela história, os turistas são convidados para um passeio nas alturas. Os Bondinhos Aéreos de Aparecida foram construídos para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora ao Morro do Cruzeiro, um importante ponto de peregrinação do complexo do Santuário Nacional.
Caminho do Rosário

Caminho leva até o Porto Iguaçu, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717.
Memorial da Devoção - Museu de Cera e Cine 3D

O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo turístico anexo ao Santuário Nacional, que compõe as atrações Cine Padroeira, o Museu de Cera, o Cantinho dos Devotos Mirins, espaço para exposições e uma loja de artigos religiosos.
Morro do Cruzeiro

No Morro do Cruzeiro, os turistas podem ainda apreciar uma vista privilegiada da Basílica e de toda a região, na Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e um andar panorâmico de 360°.
Parque Três Pescadores

Conhecida internacionalmente como um dos maiores centros de devoção à Virgem Maria no mundo, a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, acaba de ganhar um novo e diferenciado espaço de visitação, que irá ampliar a experiência dos devotos, unindo fé, história e conservação ambiental: o Parque Três Pescadores.
Passarela da Fé

Construída com o objetivo de ligar as duas os dois principais templos dedicados a Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida, a Passarela da Fé foi inaugurada às 10h da manhã do dia 19 de dezembro, de 1971, após uma obra que durou 2 anos.
Santuário Nacional de Aparecida

Todos os anos, mais de 12 milhões de brasileiros e estrangeiros visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em busca de paz e conforto espiritual.
Trem do Devoto

Além de ser um passeio diferenciado, o monotrilho é também uma opção de transporte para os peregrinos que visitam o Caminho do Rosário, trecho que liga a Cidade do Romeiro ao Porto do Itaguaçu, local do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil, nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717.