Cadeia Velha
Funcionou como Cadeia e Delegacia de Polícia até 1976, como PLIMEC (Assistência Social do Município), Junta de Alistamento Militar e, por fim, de 2004 a 2014 funcionou como Oficina Cultural Regional Gerson de Abreu.
Câmara Municipal
Construído na primeira metade do século XIX, o prédio é uma imponente construção na Praça da Basílica e possui paredes externas de pedra e cal, apresentando um belo arremate em pedra. Foi adquirido em 1910 pelo capitão José Anastácio Fortes.
Caverna do Ódio
Desde 1999, por decreto da Prefeitura Municipal, o local é chamado de “Sítio Arqueológico Benedito Fortes”, onde se encontram vestígios de ações dos povos do Sambaqui.
Centro Histórico
Iguape está entre os mais bem preservados e caracterizados centros históricos do Estado de São Paulo, com arquitetura e urbanismo capazes de contar sua trajetória. Os imóveis históricos são tombados pelo CONDEPHAAT e pelo IPHAN.
Costão da Jureia
No local, ao final da Praia da Juréia, é possível observar ecossistemas costeiros como dunas, restingas e Mata Atlântica de planície, seguidos da mata de encosta na serra da Juréia. O acesso ao Costão é limitado pela tábua de marés devido às pequenas barras distribuídas pelo caminho.
Estuário Lagunar
O Lagamar é um gigantesco estuário cercado pelo maior trecho contínuo de Mata Atlântica do Brasil, ligando os dois extremos, Paraná e São Paulo, com uma série de canais que serpenteiam por um belíssimo manguezal; que começa em Iguape-SP e seguem até Paranaguá - PR.
Fonte do Senhor
A Fonte do Senhor é um recanto turístico na encosta do Morro do Espia. Possui uma área de lazer, assim como água em abundância que desce das encostas e que proporcionam aos turistas vários pontos com bicas naturais. A gruta abrigada no local foi construída em 1737.
Foz do Rio Ribeira
Na foz do Rio Ribeira onde ele se encontra com o mar, as águas se turvam formando uma bonita paisagem com ondas fortes e a presença constante de aves como gaivotas, garças e guarás.
Mercado de Artesanato e Cultura
O espaço está situado na Orla do Mar Pequeno, onde por muitos anos funcionou o Mercado municipal de Iguape. O prédio foi reformado em 2002 e passou a abrigar a exposição e comercialização do artesanato tradicional de Iguape e outros, assim como produtos caseiros.
Mirante do Cristo
Com mais de 80 metros de altitude, em um local privilegiado, o Mirante do Cristo está localizado no Morro do Espia. O local tem uma visão panorâmica única do município e de todo o complexo estuarino lagunar, bem como da totalidade do Canal do Valo Grande.
Museu de Arte Sacra
Inaugurado em 1979, hoje está instalado no prédio da Basílica do Bom Jesus de Iguape. No museu estão expostos importantes acervos dos séculos XVII a XX.
Museu Municipal de Iguape
O Museu está instalado no prédio que abrigou a primeira Casa de Fundição de Ouro do Brasil, no século XVII e que, após seu fechamento, também serviu como quartel e Casa de Câmara e Cadeia. Em 1969, o espaço passou a abrigar um núcleo de peças compostos por objetos antigos.
Orla do Mar Pequeno
A Orla do Mar Pequeno tem sua paisagem tombada pelo IPHAN. É arborizada, com calçadão em toda sua extensão e com várias áreas para práticas de esportes, área de alimentação, artesanato, CITUR.
Orla do Rio Suamirim
A Orla do Rio Suamirim é muito procurada para pesca esportiva e banho no rio no final da tarde. É também um dos cartões postais da Barra do Ribeira , com um lindo pôr de sol e um cenário exuberante de mata e pescadores artesanais.
Orla do Valo Grande
A construção do Valo Grande é uma das mais importantes e polêmicas obras civis do Segundo Reinado. A Orla do Valo Grande se estende do bairro do Rocio até o antigo porto da balsa e possui em toda sua extensão uma ciclovia.
Outeiro do Bacharel
Localizado na Vila do Icapara, o local é coberto por vegetação rasteira de gramíneas. Possui uma trilha de aproximadamente 1km, a partir do centro do bairro que leva ao pico, onde encontrava-se um farol utilizado para sinalizar as embarcações que adentravam o Mar Pequeno.
Paço Municipal - Prefeitura Iguape
Importante e bonito sobrado, na esquina das ruas Nove de Julho e XV de novembro, construído no século XVII, com janelas em balcão e um belo gradil, o imóvel atesta os diferentes e sucessivos momentos de desenvolvimento econômico de Iguape.
Parque Estadual do Prelado
A vegetação presente é a de restinga, com as seguintes composições: praias e dunas sobre cordões arenosos e floresta de transição restinga- encosta. A fauna apresenta uma variedade de espécies, algumas ameaçadas de extinção, como a harpia.
Parque Municipal Morro do Espia
O Parque Municipal do Morro do Espia fica a aproximadamente 1 km do centro histórico e nele temos quatro trilhas que se interligam em um ponto no alto do morro, assim podem-se acessar as trilhas tanto dos atrativos de partida como também desse ponto.
Praia da Jureia
A Praia da Jureia está localizada no bairro da Barra do Ribeira a 18 km do centro da cidade. O acesso é feito por via asfaltada e para a travessia ao bairro é utilizado um ferry boat. O destaque da praia é sua excelente balneabilidade que se mantém há muitos anos.
Quilombo da Aldeia
Em 2015 a Comunidade Quilombola de Aldeia foi reconhecida como Comunidade Remanescente de Quilombo. A comunidade fica às margens do Rio Una da Aldeia, a 30 Km do centro.
Santuário do Bom Jesus de Iguape
Templo católico, construído em pedra, argamassa e óleo de baleia por mão de obra escrava, entre os séculos XVIII e XIX. Suas obras iniciaram-se em 1787 e a Igreja foi inaugurada, ainda inconclusa, em 8 de agosto de 1858. No seu interior, abriga imagens sacras importantes como a Nossa Senhora das Neves e do Senhor Bom Jesus de Iguape.
Sobrado do Toledos
É um dos mais belos sobrados de Iguape. Foi construído na primeira metade do século XIX por José Carlos de Toledo. Em 1931, Ana de Toledo e seus filhos fizeram a doação do sobrado ao Santuário de Iguape. O prédio passou então a ser conhecido por Sobrado do Santo.
Toca do Bugio
Um paraíso natural com uma linda vista para o Mar pequeno, perfeito para quem procura paz e sossego. O local tem um quiosque com espaço interno e externo e serve diversos petiscos de peixes e outros.
Trilha da Fonte da Saudade
Tem início no atrativo Fonte da Saudade, local que guarda várias lendas e contos. O percurso é de grau de dificuldade difícil e requer muita atenção e cuidado, pois o trecho é curto mas muito íngreme, e nele podemos observar diversas figueiras centenárias que chegam a 50 metros de altura.
Vila de Icapara
Em 1537 foi construída a Igreja de Nossa Senhora das Neves no local conhecido por Vila Velha, no sopé do morro, chamado de “Outeiro do Bacharel”, defronte a barra do Icapara, conforme registro do primeiro livro do Tombo. Em 1577 o povoado de Icapara foi elevado à categoria de Freguesia de Nossa Senhora das Neves da Vila de Iguape.