A história de São Roque com o vinho data de 1657, quando o bandeirante e capitão paulista Pedro Vaz de Barros estabeleceu–se com sua família e cerca de 1.200 indígenas as margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, começando assim, a cultivar trigo e uva. Hoje a cidade é reconhecida pelo Roteiro do Vinho, com 13 adegas que oferecem diariamente degustação e venda de vinhos, além do Museu do Vinho. Experimente também as alcachofras produzidas na região.
A cidade também conta com atrativos históricos culturais e religiosos como Sítio e Capela de Santo Antônio, Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital, Igreja Matriz (belíssima pelas pinturas dos Irmãos Gentilli, por sua arquitetura e pelos vitrais que retratam a história de vida do Santo São Roque) e a Igreja de São Benedito (construída pelos escravos em 1855), Estação Ferroviária, Morro do Cruzeiro, Morro do Saboó, Museu de Cera Alpino, Ski Moutain Park, Praça da Republica com seu chafariz e coreto, Recanto da Cascata, Mata da Câmara.
Com um ótimo clima serrano, belíssimas paisagens e povo hospitaleiro, São Roque também dispõe de uma excelente infra-estrutura hoteleira, ótimos restaurantes, um amplo comércio e os mais saborosos vinhos do País.
Principais atrações - Centro Comercial do Taboão, Centro Educacional e Cultural Brasital, Igreja da Matriz, Morro do Saboó, Praça da República, Recanto da Cascata, Estação Ferroviária, Sítio Santo Antônio, Roteiro do Vinho, Ski Mountain Park, Roteiro da Raposo.